Márcio Gomes, Apresentador Do CNN Prime Time Márcio Gomes, Apresentador Do CNN Prime Time

CNN Brasil considera mudar de nome como forma de economizar R$ 65 milhões por ano

Novus Mídia busca redução de valor de licenciamento da marca CNN no Brasil

A Novus Mídia, que é responsável pelos direitos de uso da marca CNN no país, está buscando diminuir o montante pago pelo licenciamento da franquia à Turner International, que é uma divisão da Warner Bros Discovery.

Conforme noticiado, a CNN Brasil teria pago aproximadamente 12 milhões de dólares anuais à empresa responsável pela gestão da Cable News Network fora dos , o que equivale a cerca de 65 milhões de reais na cotação atual. Caso não haja um acordo satisfatório na renegociação, o canal poderá ter outro nome.

De acordo com o jornalista Sandro Nascimento, do site NaTelinha, que é parceiro do UOL, foram divulgados detalhes sobre a situação da CNN brasileira. Segundo o jornalista, a rede de televisão está avaliando internamente o valor pago pelo uso da marca é um valor fora da atual realidade do mercado, o que faria a operação se tornar inviável.

No ano de 2018, quando a empresa do empreendedor Rubens Menin assinou o acordo de licenciamento, o dólar dos Estados Unidos tinha um valor de R$ 3,30 e o contexto político e econômico mundial era distinto do atual, que está passando por uma desaceleração devido à guerra entre Rússia e e o período pós-crise sanitária e inflação em alta na Europa.

Embora os detalhes do acordo não tenham sido divulgados, de acordo com fontes, a CNN Brasil teria um prazo de dois anos antes de começar a pagar pelos direitos da franquia do canal de notícias dos Estados Unidos.

Dessa forma, a partir de 2023, que será o terceiro ano após o início da operação em março de 2020, ela começará a realizar os pagamentos. Atualmente, estão em andamento conversas para diminuir o valor de quase 65 milhões de reais.

A Novus Mídia fechou um contrato de 15 anos com a Turner International, que inclui uma cláusula de multa elevada caso o acordo seja rescindido. A CNN Brasil, ao ser questionada pelo NaTelinha, preferiu não comentar.

De acordo com informações fornecidas pela reportagem do TV Pop, a CNN Brasil está considerando diferentes opções internamente, caso não chegue a um acordo satisfatório para todas as partes envolvidas. Uma das alternativas em discussão é a mudança de nome da emissora.

No término de 2020, depois que João Camargo assumiu a presidência da CNN Brasil, a companhia sofreu uma reorganização que ocasionou a dispensa de muitos colaboradores e até alterações na programação. Em uma entrevista ao UOL, o gestor admitiu as dificuldades econômicas e financeiros no canal.

“A CNN operava com 42% de custo administrativo. Não faz sentido o core do negócio ter somente 58% do investimento. Em uma construtora a relação é de 6% em administrativo e 94% no core. Espero chegar a pelo menos 85% do nosso custo investido no core, que é o jornalismo”, disse ele.

A emissora precisou renegociar o aluguel do prédio na Avenida Paulista devido à situação financeira e ameaçou mudar de endereço caso o valor não fosse reduzido.

De acordo com Guilherme Ravache “O valor foi reduzido, mas se não tivesse diminuído mudaríamos mesmo, não blefamos” disse ao colunista.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *