Assembleia Geral Da ONU Foto ONU Evan Schneider Assembleia Geral Da ONU Foto ONU Evan Schneider

Com voto do Brasil, ONU condena Rússia por invasão à Ucrânia

Foram 141 votos a favor, cinco contrários e 35 abstenções

A Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) acaba de aprovar nesta quarta-feira (2), uma resolução condenando a Rússia pela invasão contra a Ucrânia. Em documento, a organização pede a retirada imediata das tropas e apelando para que negociações sejam estabelecidas.

O texto reafirma o compromisso da ONU com a soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, estendendo-se às suas águas territoriais.

A reunião foi convocada pelo Conselho de Segurança de forma emergencial a fim de discutir a situação no Leste Europeu. Para a aprovação, eram necessários dois terços dos votantes. Dentre os 193, 141 votaram a favor. Cinco votarão contra e 35 se absterão, incluindo a China.

O Brasil se posicionou a favor da aprovação. Apenas Belarus, Coreia do Norte, Síria e a própria Rússia se opuseram.

Sergiy Kylytsya, o embaixador da Ucrânia na ONU, fez um discurso dizendo que os “crimes cometidos pela Rússia são bárbaros e difíceis de entender”. Ao término do pronunciamento, ele fora aplaudido pelos presentes na Assembleia.


  1. Tudo isso se chama ganância pelo poder, sacrificando inocentes que não tem culpa de tamanha bestialidade humana, já não chega a escravidão em que população mundial já vive . Todos brigam por um única finalidade poder não importa quem vai pagar o preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *