Deputada do PSOL propõe título de cidadão honorário brasileiro a Bad Bunny

Parlamentar argumenta que o cantor porto-riquenho promove a cultura latina e aproxima Brasil de países hispânicos

O cantor porto-riquenho Bad Bunny pode receber o título de cidadão honorário brasileiro, caso avance a proposta apresentada pela deputada do Professora Luciene (SP). O projeto de resolução foi protocolado nesta segunda-feira (9) na Câmara dos Deputados, com o objetivo de homenagear o artista por sua contribuição à cultura latino-americana.

Deputada enaltece contribuição cultural de Bad Bunny

Segundo a parlamentar, o artista “leva a riqueza da nossa diversidade cultural a todos os cantos do planeta”. O projeto afirma que Bad Bunny se destacou como um dos maiores expoentes da música latina contemporânea, usando sua influência para projetar a identidade, a língua e as expressões culturais latino-americanas em escala global — algo descrito como “sem precedentes” no texto de justificativa.

Objetivo é reforçar ponte cultural com países vizinhos

Além do reconhecimento artístico, a deputada defende que a homenagem teria um valor simbólico, pois fortaleceria os laços culturais entre o e os países de língua espanhola. Para Luciene, Bad Bunny vai além do entretenimento e tem papel importante na difusão da cultura global, o que justificaria o gesto de conceder o título.

Projeto tramita na Câmara e depende de maioria simples

Para ser aprovado, o projeto de resolução precisa apenas da maioria simples dos votos no plenário da Câmara dos Deputados. O momento da proposta coincide com a passagem de Bad Bunny pelo Brasil, que tem shows marcados para os dias 20 e 21 de fevereiro no Allianz Parque, em São Paulo.

Proposta veio após repercussão do Super Bowl

O pedido foi apresentado após a repercussão do show de Bad Bunny no Super Bowl, realizado na noite de domingo (8), na Califórnia (EUA). A apresentação dividiu opiniões e irritou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que criticou o show com veemência em publicação na Truth Social:

“Absolutamente terrível, um dos piores de todos os tempos! Não faz sentido nenhum, é uma afronta à grandeza da América e não representa nossos padrões de sucesso, criatividade ou excelência”, escreveu o presidente.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *