Ministro Edson Fachin Foto Agência BrasilJosé Cruz Ministro Edson Fachin Foto Agência BrasilJosé Cruz

Edson Fachin exclui coronel de comissão fiscalizadora da urnas

Coronel do Exército é acusado de “disseminar informações falsas” sobre o sistema eleitoral

Nesta segunda-feira (8), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Edson Fachin informou, por meio de ofício, a decisão de excluir o coronel do Exército Ricardo Sant’Anna do grupo de nove militares responsáveis por inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas.

O ofício foi encaminhado ao ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, e é assinado por, além de Fachin, pelo ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do tribunal. No documento, os magistrados alegam que o coronel “dissemina informações falsas” acerca do sistema eleitoral brasileiro.

– Cumprimentando-o, trago ao conhecimento de Vossa Excelência notícia veiculada a respeito de um dos militares designados como representante de fiscalização por esse Ministério, a saber, o Coronel do Exército Ricardo Sant’Anna, segundo a qual perfis por ele mantidos em redes sociais disseminaram informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro – diz o ofício.

O documento cita uma reportagem do site Metrópoles, a qual mostra postagens do coronel colocando em dúvida a lisura das apurações das urnas eletrônicas. Em uma das postagens, o oficial comparou a segurança dos dispositivos eletrônicos de votação com uma loteria e escreveu que “nenhum país desenvolvido” adotou este sistema.

– Conforme apuração da imprensa, mensagens compartilhadas pelo coronel foram rotuladas como falsas e se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas que, na qualidade de técnico, este solicitou credenciamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fiscalizar – escreveu Fachin.

O magistrado ainda acrescenta que a “elevada função de fiscalização do processo eleitoral” precisa ser exercida por membros “capazes de gozar de confiança da Corte e da sociedade, mostrando-se publicamente imbuídos dos nobres propósitos de aperfeiçoamento do sistema eleitoral e de fortalecimento da democracia”.

Por orientação de Fachin, o Ministério da Defesa deverá indicar um nome para a substituição em breve, caso julgar necessário.


  1. Esses dois capas pretas não valem o que comem… nomeados pela Anta e pelo Vampiro de Dilma de terror, esperar o que né?

  2. Para o mal fud…. até os cul…. atrapalham.

    Deixem que eles cancelem quem quiserem. Será de lavada.

  3. Entendo que quem o designou para essa missão, tem mais estrelas no ombro que eles com a toga de meninos de funerária .
    Não sei aonde querem chegar, mas acho que e hora de demonstrar que quem manda e quem foi eleito pelo povo e não eles,colocados aonde estão por corruptos e ladrões.

  4. Imprensa com poder de dizer o que é verdade justo a mesma mídia que vocifera inverdades diuturnamente, que não divulga os atos positivos do governo Federal ou quando divulgam tem sempre um “mas” ou “despiora”, ridículo.

    Os senhores Fachin e Alexandre deveriam ser impedidos de assumirem a presidência do TSE, um por ter descondenado um dos canditados( me recuso citar nome) outro por ser declaradamente contra nosso PRESIDENTE.
    Este fato a “mídia” podre nada comenta nem exige que ambos se declarem impedidos.

    Brasil vive uma DITADURA DE TOGA declarada.

  5. Esse vagabundo agora manda no Exército Brasileiro também,se tiver que tirar alguém tira esse comedor de asa de andorinha pois além de soltar All Capone soltou também seus companheiros de roubos. Cadeia para esse sujeito.

  6. O coronel só falou a verdade. Quem mente e os ministros e a imprensa. Modos operandis da esquerda. Tudo ao contrário. Concordo com o J.Renato

  7. “Conforme apuração da imprensa, mensagens compartilhadas pelo coronel foram rotuladas como falsas e se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas….”. Não existe polícia pra investigar ? Agora é a imprensa ? Pois bem, agora quero ler o que ele escreveu e, estando fora da tal comissão que diga tudo o que viu……

    1. O povo brasileiro não pensa assim! Não existe nada de informação falsa nas falas do Coronel pois representa o mesmo pensamento do povo brasileiro! Queremos essas urnas eletrônicas com contagem dos votos público!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *