Equador Teve Eleições Na Semana Passada Equador Teve Eleições Na Semana Passada

Equador vai repetir eleições no exterior após ataque hacker a sistema

Menos da metade dos eleitores aptos conseguiram votar

Devido a problemas técnicos que afetaram o processo de votação, o Conselho Eleitoral Nacional (CNE) do Equador optou por realizar novamente as eleições parlamentares em três regiões onde vivem cidadãos no exterior.

De acordo com o portal Primicias, a decisão foi tomada após análise de relatórios técnicos que revelaram que, dos 123.880 equatorianos inscritos para votar no exterior, apenas 51.623 conseguiram exercer seu direito.

De acordo com o CNE, o sistema de votação teria sido alvo de múltiplas invasões por hackers, resultando na interrupção do seu funcionamento regular.

Diana Atamaint, presidente do CNE, afirmou que apenas os seis membros do Parlamento destinados aos eleitores no exterior terão a oportunidade de repetir o voto em uma data posterior. No entanto, as eleições presidenciais e o referendo sobre a exploração de petróleo na Amazônia não serão repetidos, pois o órgão considerou que a quantidade de votos esperada no exterior não teria o poder de alterar o resultado.

Havia sido apurado o resultado com três cadeiras do exterior para a coalizão de esquerda Revolución Ciudadana e três para o partido de centro-direita Construye.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *