Presidente Nicolás Maduro Presidente Nicolás Maduro

EUA anunciam manobras militares na Guiana após Venezuela aprovar anexação de Essequibo

Exercícios militares dos EUA envolvem sobrevoos na Guiana

Aviões militares dos (EUA) sobrevoarão a região de Essequibo e o resto da Guiana em exercícios militares realizados nesta quinta-feira (07). O anúncio foi feito pelo governo norte-americano.

Este é o 1º movimento militar dos EUA na região desde o referendo que a realizou, no domingo (3), sobre a anexação de Essequibo, o território da Guiana que a ditadura socialista venezuelana reivindica como parte de seu país.

De acordo com a Embaixada dos EUA na Guiana, as manobras acontecerão em parceria com a Força Aérea da Guiana e fazem parte de operações de rotina da parceria para “melhorar a segurança” local. Os dois países têm parceria militar desde 2022.

No fim de novembro, dias antes da realização do referendo, o presidente dos EUA, Joe Biden, enviou à Guiana comandantes do alto escalão do Comando Militar dos Sul dos EUA para debater estratégias de defesa contra a Venezuela.

Os EUA também estudam a construção de uma base militar norte-americana em Essequibo.

“Este exercício baseia-se no envolvimento e nas operações de rotina para melhorar a parceria de segurança entre os Estados Unidos e a Guiana e para reforçar a cooperação regional”, declarou a Embaixada dos EUA na Guiana em comunicado.

Também nesta quinta, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ligou para o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para expressar apoio dos EUA à Guiana e debater a “cooperação robusta” na área de segurança.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *