Líder Da Coreia Do Norte, Kim Jong Un Foto EFE EPA KCNA Líder Da Coreia Do Norte, Kim Jong Un Foto EFE EPA KCNA

EUA são culpados pela guerra na Europa, afirma Coreia do Norte

País criticou a “política hegemônica dos Estados Unidos e do Ocidente”

Nesta segunda-feira (28), a Coreia do Norte falou sobre a invasão russa à Ucrânia e criticou os Estados Unidos (EUA) pela guerra. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do país, a raiz do problema são “a política “hegemônica dos EUA” e também o “desrespeito dos países ocidentais pelos legítimos interesses de segurança da Rússia”, de acordo com uma agência de notícias russa.

O ataque da Rússia à Ucrânia ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro. O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão. De acordo com ele, o “objetivo é proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos, e, para isso, buscaremos desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.

Em entrevista à KCNA (Agência Central de Notícias da Coreia do Norte), um diplomata do país afirmou que o Ocidente e os EUA “estavam sistematicamente minando o sistema de segurança na Europa com suas tentativas cada vez mais manifestas de implantar armas ofensivas ali e expandir a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o leste”.

– A crise na Ucrânia decorre da política hegemônica dos Estados Unidos e do Ocidente, que estão agindo deliberadamente e arbitrariamente em relação a outros países – apontou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *