Patrícia Poeta Foto ReproduçãoTV Globo Patrícia Poeta Foto ReproduçãoTV Globo

Governo dá “2ª chance” à Globo sobre o programa Encontro

Atração comandada por Patrícia Poeta será monitorada por 30 dias

O programa matinal Encontro, da TV Globo, será monitorado pelo DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), órgão ligado ao Ministério da Justiça, por 30 dias. Apresentado atualmente por Patrícia Poeta e Manoel Soares, a atração passou a ser não recomendado para menores de 12 anos, devido ao aumento da abordagem de casos policiais.

A decisão do órgão de reclassificar o programa foi no último dia 10 de agosto. Logo após, a Globo recorreu, por não querer um programa matinal com a marca “não recomendado para menores de 12 anos”. Além disso, a emissora alega que o julgamento em relação ao Encontro é “exagerado”.

– Na maior parte das identificações, entretanto, há a apresentação de algum contraponto, tentando mitigar o impacto do conteúdo e, por vezes, a apresentação de conteúdo positivo, quando da condenação clara e objetiva dos atos, suavizando as consequências para o público que faz parte da audiência do programa. Entretanto, há algumas sequências em que mesmo o conteúdo positivo e o contraponto não são suficientes para diminuir o impacto imagético apresentado – disse o órgão.

Em reposta ao recurso, o DPJUS decidiu conceder uma segunda chance à emissora, que se comprometeu a fazer as adaptações necessárias, segundo o órgão. Caso seja observado que casos de crimes graves continuam sendo apresentados, a reclassificação será mantida.

– Neste momento, defere-se o pedido de reconsideração apresentado, porém determina-se a continuação do monitoramento por mais 30 dias. Em que pese ser possível a manutenção de “classificação indicativa de não recomendado para menores de 10 (dez) anos”, de forma muito limítrofe, a reiteração de conteúdos similares aos descritos nos itens acima poderá ensejar a alteração da indicação etária – diz texto do documento.

Patrícia Poeta está, desde julho, no comando do Encontro, que passou a ser exibido mais cedo, no horário das 9h30.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *