Camilo Santana Camilo Santana

Governo Lula extingue secretaria de alfabetização

Apesar da decisão de excluir a secretaria, o ministro disse que a “alfabetização das crianças na idade certa será a prioridade”

O ministro da de , Camilo Santana (PT), acabou com a Secretaria de Alfabetização (Sealf) da pasta. A Sealf  havia sido criada pelo Bolsonaro, em 2019, com o objetivo de combater a alta taxa de analfabetismo no Brasil.

Com a mudança de gestão e a reformulação das políticas, a Sealf não foi incluída na nova estrutura regimental do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União em 1º de janeiro.

Apesar da decisão de extinguir a secretaria da estrutura do ministério, Camilo Santana, durante o discurso de posse, na última segunda-feira (2), disse que “garantir a alfabetização das crianças na idade certa será a prioridade absoluta” da nova gestão do MEC.

“Mais de 650 mil crianças de até 5 anos de idade abandonaram a escola nos últimos três anos. No mesmo período, cresceu em 66% o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler nem escrever na idade certa. A última avaliação feita pelo Saeb mostra que apenas uma a cada três crianças são alfabetizadas na idade certa. Ou seja, a maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças”, disse o ministro durante cerimônia de posse.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *