Inflação Na Grécia Dispara Para Máxima De 30 Anos Inflação Na Grécia Dispara Para Máxima De 30 Anos

Inflação na Grécia dispara para máxima de 30 anos

O país está vendo preços crescentes de energia, habitação, transporte e alimentos

A na subiu para 11,3% em maio em relação ao ano anterior, de 10,2% registrado no mês anterior, de acordo com os dados mais recentes da Autoridade Estatística Helênica (ELSTAT).

O último aumento é atribuído ao aumento dos custos de energia, habitação, transporte e alimentação.

De acordo com o ELSTAT, os preços do gás natural tiveram um aumento anual de 172,7%, enquanto as contas de eletricidade aumentaram 80,2% e as despesas com óleo de aquecimento cresceram 65,1%. O custo da habitação aumentou 35% em relação ao ano anterior, os preços dos transportes aumentaram 18,8%, enquanto os preços dos alimentos e bebidas não alcoólicas aumentaram 12,1%.

Os alimentos incluídos na ‘cesta básica’ tiveram os maiores aumentos de preços com óleo e gordura subindo 23,2% e laticínios 14,1%. Os preços de carne, pão e cereais e vegetais aumentaram 13,8%, 13,4% e 13%, respectivamente.

Enquanto isso, os preços das frutas frescas cresceram 10,8%. Café e chá, sucos e outras bebidas e doces tiveram aumentos de 6,3%, 5,6% e 4,7%, respectivamente. O preço do pescado subiu 4,1%, enquanto o do álcool teve alta de 2,1%.

A inflação anual harmonizada da UE na Grécia também teve um forte aumento para 10,5% em maio, de 9,1% em abril, pressionando ainda mais a renda disponível. A inflação harmonizada da UE é um índice de componentes utilizado em toda a UE para medir a inflação de forma consistente.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *