CNN CNN

Jornalistas da CNN Brasil afirmam que estão sofrendo interferência empresarial e pressões editoriais

Jornalistas foram dispensados após matérias que criticaram autoridades importantes dos três poderes

Na quinta-feira passada, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de (SJSP) foi informado por jornalistas da CNN Brasil sobre pressões editoriais e interferências empresariais em seu trabalho jornalístico, o que teria resultado na demissão de alguns profissionais após a publicação de reportagens que desagradaram figuras influentes dos três poderes. A CNN Brasil, por sua vez, reiterou seu compromisso com as mais rigorosas práticas éticas do jornalismo.

A CNN Brasil afirmou que segue rigorosamente as diretrizes globais da CNN internacional e está disposta a conversar com o sindicato. A emissora destacou que o respeito às diretrizes e boas práticas de jornalismo são fundamentais para sua atuação.

De acordo com as reclamações recebidas pelo SJSP, a eleição de João Camargo como líder do grupo está relacionada a “tentativas inaceitáveis de intromissão empresarial no trabalho jornalístico” na emissora. Um dos incidentes mais importantes ocorreu em 1º de junho, quando o programa CNN 360 divulgou a descoberta de um cofre com R$ 4 milhões na casa de um ex-assessor do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante uma operação da Polícia Federal. A emissora emitiu um pedido de desculpas depois que a PF corrigiu a informação inicial. De acordo com as denúncias, a direção da CNN Brasil pressionou os jornalistas para divulgar a fonte dessa informação. O SJSP condenou esse comportamento como uma tentativa de violar a liberdade de imprensa.

Leia a nota da CNN Brasil na íntegra:

A CNN Brasil reafirma que pratica as mais rígidas condutas da ética jornalística, além do cumprimento irrestrito das diretrizes globais da CNN Internacional. O respeito inegociável a estas diretrizes e às boas práticas do jornalismo pautam a atuação da CNN Brasil, que com apenas três anos de atuação no País, é referência em credibilidade, relevância e qualidade. A CNN Brasil ainda reforça que sempre esteve e segue de portas abertas e à disposição do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.


Veja também

  1. Jornalistas parecem não ter cérebro. VIVEM com as notícias do mundo, todos os dias, e ainda não conseguem entender o que se passa no Brasil? Não entendo porque levam anos estudando, mas, nada aprenderam, ou, esqueceram como se raciocina. Por isso seria bom acabarem com a obrigatoriedade de diploma de jornalismo para atuar como jornalista. Diploma e anos de estudo não servem para nada, é o que parece. Nós, povão, temos mais conhecimento que eles, é mais visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *