Layla Khan Layla Khan

Jovem tem coágulo no cérebro e morre após começar com anticoncepcional

Não há comprovação de que o trombo de Layla foi formado por conta do anticoncepcional

No dia 13 de dezembro, uma adolescente de 16 anos faleceu devido a um coágulo cerebral possivelmente causado pelo uso de seu contraceptivo. Layla Khan, estudante do Reino Unido, sofria de intensas dores de cabeça quando sua família a ouviu cair no banheiro.

“Não há palavras para descrever a dor que estou sentindo. Nossa família está devastada. Primeiro foi a vovó e agora a Layla. Por estar perto do Natal, a dor é maior ainda”, afirma a prima da britânica, Alicia Binns, em publicação no GoFundMe, site de arrecadações e doações online.

Layla enfrentava ciclos menstruais intensos e dolorosos. Após receber conselhos de pessoas próximas que passaram por problemas semelhantes, ela decidiu usar pílulas contraceptivas como forma de aliviar o desconforto durante o período. No final de novembro, ela começou a tomar o anticoncepcional e, a partir desse momento, passou a experimentar dores de cabeça intensas, seguidas por náuseas e vômitos.

“No domingo (10/12), Layla estava extremamente doente e vomitava a cada 30 minutos. No dia seguinte, a família a levou ao médico, que tratou os sintomas como um problema estomacal. Eles disseram ainda que não havia sinais para transferí-la para a emergência”, destaca a tia de Layla, Jenna Braithwaite, em entrevista à imprensa local.

A moça retornou à residência ainda sentindo desconforto e passou por um acidente no banheiro. Os responsáveis pela adolescente tiveram que transportá-la até o veículo e, após a realização de um exame de tomografia computadorizada, os profissionais de saúde identificaram a presença de um coágulo no cérebro.

Inexistência de evidências de associação entre anticoncepcional e trombo em Layla

Não existe evidência de que o trombo de Layla tenha sido causado pelo anticoncepcional, no entanto, alguns estudos sugerem que o contraceptivo pode levar a uma diminuição na eficácia de uma proteína que previne a coagulação, o que torna mais fácil a formação de coágulos. O uso de pílulas contendo estrogênio aumenta a probabilidade de desenvolver trombose em 1,2 a 1,8 vezes.

Layla foi submetida a uma cirurgia, porém não resistiu e os médicos declararam a morte cerebral. “O fato de a morte cerebral ocorrer um dia após ele terem dito que não havia sinais para ir a emergência é incompreensível”, afirma Jenna.


  1. Terá sido por causa do anticoncepcional, ou de alguma outra “substância experimental”, que todo o mundo foi coagido a servir de cobaia???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *