Lula Lula

Lula assina decreto que cria a Política Nacional de Cibersegurança

Presidente Lula cria Comitê Nacional de Cibersegurança após caso de difamação online

No Brasil, o presidente Luiz Inácio da Silva assinou um decreto que estabelece a Política Nacional de Cibersegurança e cria o Comitê Nacional de Cibersegurança. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União e coincide com o caso trágico da estudante Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, que faleceu após sofrer difamação por parte do perfil de fofoca Choquei, além de outros perfis.

O decreto, contudo, deixa algumas questões em aberto, especialmente quanto à aplicação prática dessa política. Um dos trechos aborda a “prevenção de incidentes e de ataques cibernéticos”, especialmente em infraestruturas críticas e serviços à sociedade, mas não detalha a metodologia de implementação. O texto prevê uma cooperação entre órgãos públicos e privados para o cumprimento das novas diretrizes.

Lula explica que a finalidade principal da política é estabelecer “mecanismos de regulação, fiscalização e controle” com o intuito de melhorar a segurança e a resiliência cibernéticas no país. Essas ações serão implementadas em todos os níveis governamentais, desde a União até os municípios.

Sob a supervisão do governo Lula, foi criado um novo Comitê Nacional de Cibersegurança, cuja função será acompanhar a aplicação das propostas. Esse comitê será formado por representantes de diferentes órgãos governamentais e organizações civis, escolhidos pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Marcos Antonio Amaro dos Santos.


Veja também

  1. Mais um cabide de emprego para os “cupanheiros”! Esse ladrão todos dias ele arranja alguma porcaria pra gastar nossos suados impostos!

  2. É… Ele conseguiu. Com a desculpa de “proteger” as pessoas ele vai regular as redes sociais , censurar e perseguir todos os seus opositores. Parabéns aos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *