Magazine Luiza Magazine Luiza

Magazine Luiza revisa seu balanço e reduz patrimônio em R$ 830 milhões

Empresa divulgou nesta segunda, 13, o resultado de uma auditoria iniciada em março, após o recebimento de denúncias anônimas

Nesta segunda-feira, o Magazine Luiza anunciou que foram encontrados incorreções nos registros contábeis de bônus concedidos aos fornecedores, o que resultou na necessidade de apresentar novamente os demonstrativos financeiros da empresa, conforme comunicado oficial.

A empresa de vendas afirmou que encontrou erros em seus registros contábeis durante investigações internas, com a ajuda de advogados da TozziniFreire e da PwC, após receber uma denúncia anônima mais abrangente, que acabou sendo falsa, em março deste ano.

A empresa de vendas declarou que os erros são resultado de notas de débito, que são documentos utilizados para registrar contabilmente as receitas de bonificações para fornecedores.

A empresa disse que algumas notas de débitos foram emitidas pela companhia e assinadas por fornecedores “sem observar com precisão as obrigações de desempenho — as quais variam de acordo com as especificidades de cada negociação — em momento específico no tempo.”

Devido a isso, o Magazine Luiza informou que fez a correção das anotações contábeis relacionadas, as quais foram refletidas nos relatórios financeiros do terceiro trimestre divulgados hoje.

De acordo com a empresa, a medida resulta em uma diminuição total de 829,5 milhões de reais no patrimônio líquido, em relação ao valor registrado no final de junho deste ano, descontando impostos e sem afetar o fluxo de caixa.

No terceiro trimestre, a empresa conseguiu compensar parte do valor com o reconhecimento de 688,7 milhões de reais em créditos tributários, resultando em um lucro líquido de 331,2 milhões de reais. Isso representa uma reversão do prejuízo registrado no mesmo período do ano anterior.

Dessa forma, após a inclusão dos créditos tributários, as incorreções no patrimônio líquido resultaram em um impacto de 322,1 milhões de reais.

Segundo o Magazine Luiza, foram implementadas medidas com o objetivo de melhorar os mecanismos de controle internos, tais como a análise das possibilidades de riscos e a melhoria do sistema automatizado de gerenciamento de recursos dos fornecedores, entre outras ações.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *