O Ministro Chefe Da Secretaria Geral Da Presidência Da República, Márcio Macêdo O Ministro Chefe Da Secretaria Geral Da Presidência Da República, Márcio Macêdo

Ministro usa avião da FAB para folga e aniversário da mulher com Lula e Janja

Márcio Macêdo viajou em aeronave oficial para Santarém (PA); ele foi único beneficiado por ‘escala’ de voo que seguia para Brasília com 21 passageiros

Márcio Macêdo, que ocupa o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar de Belém (PA) a Santarém (PA) com o objetivo de celebrar o aniversário de sua esposa, justificando que estava em serviço. Caso tivesse optado por viajar em um voo comercial, o custo poderia chegar a R$ 3,5 mil. No entanto, ao escolher uma aeronave particular, o valor poderia chegar a até R$ 70 mil.

De acordo com uma matéria publicada pelo Estadão na sexta-feira (11), foi divulgado que um avião com 21 passageiros decolou na noite de sexta-feira (4), com destino a . No entanto, antes de seguir para a capital federal, a aeronave fez uma parada em uma cidade no oeste, para que o ministro pudesse desembarcar e passar o final de semana sem compromissos públicos. Apenas Macêdo foi beneficiado com essa parada, enquanto os demais passageiros seguiram viagem de volta para Brasília, ao sul do Pará.

De acordo com o Estadão, o avião partiu de Belém às 22h50 de sexta-feira e chegou a Santarém à meia-noite de sábado. Após a parada para o desembarque de Márcio Macêdo, o voo pousou em Brasília às 2h55. Além do petista, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, uma equipe do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e assessores de Márcio Macêdo também estavam entre os passageiros que precisaram seguir a nova rota.

Na sexta-feira (4), o ministro participou do primeiro dia do fórum Diálogos Amazônicos em Belém. Ele chegou na capital do Pará pela manhã, acompanhado por um grupo de ministros, e à noite viajou para Santarém, onde sua esposa, a procuradora-chefe do Ibama, Karina Marx Macêdo, estava esperando por ele. No domingo (6), ela completou 49 anos. Karina já estava em Santarém e não viajou com o ministro na aeronave oficial.

O chefe de Estado do Brasil, Luiz Inácio da Silva, e sua esposa, Rosângela da Silva, conhecida como , também estiveram presentes em Santarém. Durante o fim de semana, Lula não teve compromissos oficiais e descansou em Alter do Chão, uma popular atração turística localizada a aproximadamente 35 km do centro de Santarém.

Em uma rede social, Macêdo celebrou o aniversário da mulher com uma imagem feita pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert, que viajou na comitiva do presidente. “Um aniversário com as cores, os sabores, os sons, os cheiros e os sentimentos do Pará. Esse Brasil é um país diverso e completo. Parabéns, meu amor!”, escreveu o ministro. Ele não publicou detalhes da rotina do fim de semana nem fotos com Lula.

O decreto presidencial estabelece as regras para o uso do avião da FAB. De acordo com o texto, a prioridade é dada a situações de emergência médica, seguidas por motivos de segurança. Em seguida, são consideradas as viagens a serviço, ou seja, aquelas relacionadas ao trabalho.

Em comunicado, a Secretaria-Geral da Presidência confirmou que o ministro realizou compromissos pessoais em Santarém e para isso, utilizou uma escala de voo da FAB que retornava a Brasília. A nota também enfatizou que não houve despesas com diárias ou qualquer custo para os cofres públicos durante o fim de semana. No entanto, entre os 21 passageiros do voo, somente o ministro desembarcou na cidade, indicando que a escala foi feita exclusivamente para atender ao compromisso particular do político.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *