Alexandre De Moraes FotoCarlos MouraSCOSTF Alexandre De Moraes FotoCarlos MouraSCOSTF

Moraes diz que TSE pode cassar candidato que divulgar fake news

Tribunal poderá encarar ato como “abuso do meio de comunicação”

O ministro Alexandre de Moraes, que é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estará à frente da Corte durante as eleições deste ano, afirmou que o Tribunal poderá cassar o registro de candidatos que compartilhem informações falsas sobre a disputa eleitoral nas redes sociais.

Segundo o ministro, uma jurisprudência do Tribunal abriu caminho para enquadrar o uso malicioso das plataformas digitais como “abuso de meio de comunicação”, o que pode servir de justificativa para a anulação de uma candidatura.

– Notícias fraudulentas divulgadas por redes sociais que influenciem o eleitor acarretarão a cassação do registro daquele que a veiculou – afirmou.

Dirigindo-se a diplomatas de outros países, Moraes disse que a Eleitoral brasileira está “preparada para combater as milícias digitais” este ano. A Corte tem atuado contra supostas organizações que financiam o compartilhamento em massa de informações maliciosas sobre eleições. No Tribunal Federal (STF), Moraes está à frente do inquérito que investiga a existência desses grupos.

Falando sobre a estabilidade das instituições, o ministro argumentou que o TSE tem “respondido à altura” aos desafios da era digital para, segundo ele, assegurar que as eleições de outubro ocorram de forma ordenada.

– Aqueles que se utilizarem desses instrumentos (disparos de notícias falsas) podem ter o registro de suas candidaturas cassado, ou mesmo perder o mandato – afirmou.

As declarações foram feitas nesta terça-feira (31), durante o encerramento de um evento voltado para diplomatas no auditório do TSE. A sessão teve a presença de representantes de 68 países, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Transparência Eleitoral Brasil. Os participantes assistiram a apresentações sobre o pleito no Brasil e o sistema eletrônico de votação.


Veja também

  1. Quer dizer que só os outros pode ser cassado ele não? Será que ele é um deus? Porque o que esse camarada fala e faz fack new , se fosse pra cassar ele seria o primeiro. Ô Presidente! O que é que está faltando pra agir? Não pode tbém o sr usar o artigo 142 pra acabar com essa esculhabancão?

    1. Ele não falou na USP que fake news era considerada FOFOCA….
      Então agora mudou? O STF teria que julgar o Moraes e cassar ele? Só STF e os esquerdopatas confiam nas urnas brasileiras.O povo brasileiro está de olho em vocês. BOLSONARO 2022!!!!!

    2. Não me mete medo , principalmente, saindo do bravateiro covarde de costume. Tua vez chegará.
      Quem vai classificar se é fake ou notícia? O idiota, que chamou uma nação de idiota ?
      Quer esconder o que, com essas bravatas de ditadorzinho ?
      EU NÃO CONFIO NAS URNAS ELETRÔNICAS BRASILEIRAS, SEM O VOTO IMPRESSO !
      EU NÃO CONFIO NA CONTAGEM OCULTA DOS VOTOS ELETRÔNICOS!
      EU NÃO CONFIO NOS MINISTROS DO TSE, RESPONSÁVEIS PELAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2022 !

  2. Tudo sendo preparado para justificar ao mundo,as fraudes que que serao executadas, nas eleicoes de 2022.

    1. É, tão está fácil.
      Essas eleições serão conturbadas.
      E a lei sendo violada por quem deveria protegê-la.
      Mas o povo está atento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *