Deputado Arthur Do Val Foto Alesp Carol Jacob Deputado Arthur Do Val Foto Alesp Carol Jacob

Podemos decide abrir processo disciplinar contra Arthur do Val

Anúncio foi feito pela presidente da sigla, Renata Abreu, nas redes sociais

A presidente do Podemos, Renata Abreu, anunciou na noite de sexta-feira (4) que a sigla abriu um processo disciplinar contra o deputado estadual Arthur do Val (SP) após o vazamento de áudios em que o parlamentar fez comentários sexistas a respeito de mulheres ucranianas.

– Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias – afirmou a deputada, em nota.

No comunicado, Abreu disse ainda que a sigla “repudia com veemência as declarações” e afirmou que, por conta delas, o Podemos decidiu abrir um procedimento disciplinar para apuração dos fatos. Na nota, a presidente do partido não esclareceu quais as punições podem ser aplicadas ao deputado e se ele poderá ser expulso da sigla.

ÁUDIO VAZADO

No áudio vazado nas redes sociais, o deputado estadual faz uma série de comentários machistas e preconceituosos sobre as refugiadas ucranianas. Nas gravações, o parlamentar afirma que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Ele também diz que a quantidade de seguidores em seu Instagram facilitam o acesso às mulheres.

– Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas “minas”, em dois grupos de “mina”, e é inacreditável a facilidade – diz o deputado, em tom de vitória.

Ainda segundo o pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano, e aliado do ex-juiz Sergio Moro, que após a repercussão do fato rejeitou receber o apoio de Arthur, “a fila da melhor balada do Brasil não chega aos pés da fila de refugiados”.

– Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de “mina” bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série – diz ele.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *