Um Robô Do Esquadrão Antibomba Do SFPD Um Robô Do Esquadrão Antibomba Do SFPD

Polícia de São Francisco (Califórnia) propõe deixar robôs matarem suspeitos

A força policial atualmente mantém uma dúzia de robôs de controle remoto totalmente funcionais

Uma política elaborada pelo Departamento de Polícia de São Francisco, Estados Unidos, enviou uma petição ao Conselho de Supervisores da cidade que permitiria aos policiais implantar robôs com a intenção de matar suspeitos em situações em que “o risco de perda de vida para membros do público ou policiais é iminente e supera qualquer outra opção de força disponível para o SFPD”, relata o site Mission Local.

De acordo com o site Mission Local, o rascunho da proposta já recebeu resistência significativa de dentro e fora do Conselho – incluindo o supervisor Aaron Peskin, que inicialmente resistiu à ideia até inserir uma linguagem que neutralizaria completamente os robôs da morte.

“Os robôs não devem ser usados ​​como uso da força contra qualquer pessoa”, escreveu ele, que o SFPD removeu em um rascunho subsequente.

A força policial atualmente mantém uma dúzia de robôs de controle remoto totalmente funcionais, que normalmente são usados ​​para inspeções de área e eliminação de bombas. No entanto, como o Dallas PD mostrou em 2016, eles também são excelentes plataformas de lançamento de bombas. As unidades de eliminação de bombas são frequentemente equipadas com cartuchos de espingarda usados ​​para interromper à força o funcionamento interno de um dispositivo explosivo, embora não haja nada que impeça a polícia de usar balas reais se necessário, como a polícia de Oakland reconheceu recentemente ao conselho de supervisão civil daquela cidade. – Engadget

Algumas pessoas brincaram com a situação lembrando o filme Robocop:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *