João Doria E Eduardo Leite João Doria E Eduardo Leite

Possível fraude no aplicativo de votação agrava briga de tucanos

Vereador gravou um vídeo denunciando fragilidade no sistema do partido

As eleições prévias do PSDB estão em crise desde que um vereador publicou um vídeo ensinando a fraudar o aplicativo utilizado pela legenda no processo de votação. Prevista para o próximo domingo (21), a votação deve definir o candidato do partido à presidência da República em 2022.

O vereador Edson Aparecido Moraes, de Tapiratiba, São Paulo, conhecido como Cabelinho, gravou um vídeo denunciando a fragilidade do aplicativo. Nele, o vereador usa o título de eleitor de uma das filiadas do partido para votar nas prévias. No entanto, o cadastro é validado com sua própria foto e documento.

– Eu sou o vereador Cabelinho e descobri uma coisa que não pode acontecer no aplicativo de votação do PSDB, que eu acho muito possível de ter uma fraude. Eu vou mostrar para vocês como pode ser burlado o sistema. O sistema é falho – afirma.

O vídeo repercutiu internamente entre os dirigentes do partido e chegou a fazer com que os aliados do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pedissem que as prévias fossem suspensas.

Ao jornal O Globo, o ex-deputado Marcus Pestana, coordenador das eleições internas do PSDB, disse que “a reação geral” dos membros do partido “foi achar que o aplicativo é uma porcaria, não vale nada”, mas acrescentou que “o sistema é plenamente auditável” e que “tudo vai ser esclarecido”. Ele ainda garantiu que a votação será mantida.

A proposta de adiar as prévias foi duramente criticada pelos pré-candidatos João Doria e Arthur Virgílio, que consideraram o pedido “imoral e inaceitável”.


CCJ analisa medida que pode antecipar aposentadoria no STF

Doria evita comentar apoio do PSDB à PEC dos Precatórios

João Doria apela, e cita mãe de Bolsonaro em vídeo-campanha

Tomás Covas repudia filiação de Joice ao PSDB: ‘Vergonha’


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *