Policia Federal Policia Federal

Presidente do Instituto Monitor da Democracia: “Judiciário e Executivo estão alinhados contra Bolsonaro”

Crítico acusa STF de política de vingança contra governo anterior e opositores atuais

As recentes decisões do ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com relação aos opositores e ao governo do ex-presidente Jair , estão em conformidade com os interesses do governo federal atual. Essa é a visão de Márcio Coimbra, líder do Instituto Monitor da em Brasília, uma instituição de análise que avalia o grau de respeito aos valores democráticos nos países.

“O Judiciário e o Executivo estão alinhados”, afirma Coimbra. “O movimento parece inexorável. Muitos políticos serão processados, condenados e, alguns, colocados na cadeia. Só daqui a alguns anos será possível saber se todas as acusações apresentadas neste momento são bem fundamentadas.”

Márcio Coimbra

Ele acredita que o que está acontecendo é uma política de retaliação contra o governo anterior e os opositores do atual governo do país. Muitos políticos que apoiaram a punição de membros do PT acusados de corrupção no passado, incluindo o atual presidente Luiz Inácio da Silva, estão sob investigação pelas autoridades agora.

No último dia 18, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) foi foco de uma etapa da Operação Lesa Pátria, realizada pela Polícia Federal (PF), cujo objetivo é encontrar os idealizadores dos eventos de 8 de janeiro de 2023. Em apoio ao deputado, seus aliados decidiram mantê-lo como líder do PL na Câmara dos Deputados.

“Vendetta” política

Na quinta-feira 25 da semana subsequente, Alexandre Ramagem, outro deputado do PL do Rio de Janeiro, foi o foco de uma operação da Polícia Federal (PF).

A investigação policial está em andamento sobre a suposta atividade ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o período em que Ramagem serviu como diretor-geral da agência. Existe a suspeita de que ele pode ter agido para proteger Bolsonaro e seus aliados de possíveis investigações.

O presidente do Instituto Monitor da Democracia afirma que “essas operações são mais um passo no esforço para fazer o expurgo de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Nas próximas eleições, Jordy é um candidato para a prefeitura de Niterói, enquanto Ramagem buscará se eleger como prefeito do Rio de Janeiro.

Conforme informado no site do STF, o pedido da Polícia Federal foi atendido pelo ministro Moraes. Ele, portanto, deu autorização para a busca e apreensão contra 12 investigados em um procedimento criminal que está investigando o uso ilegal da Abin para monitorar autoridades públicas.

Coimbra acredita que esses incidentes de busca e apreensão envolvendo os deputados do PL, Jordy e Ramagem, são evidências de que a democracia brasileira ainda não está adequadamente madura. As informações são da Revista Oeste.

“A democracia brasileira ainda não passou pelo processo de aperfeiçoamento necessário para que sejam evitados movimentos de ‘vendetta’ [vingança] política como o atual e outros que já foram vistos no passado recente.”

Márcio Coimbra

Veja também

  1. Infelizmente, essa é a política que vamos ter daqui pra frente, os comunistas chegaram no poder e vão acabar com o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *