Ex Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva Foto EFEFernando Bizerra Jr. Ex Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva Foto EFEFernando Bizerra Jr.

PT vai ao TSE com “enxurrada” de ações contra bolsonaristas

Partido acusa os aliados do presidente de fake news contra Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) resolveu acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra supostas fake news disseminadas por aliados do presidente Jair na internet. A informações podem atrapalhar a candidatura de Luiz Inácio da Silva à Presidência da República.

Na peça, o partido lista 15 ações de desinformação e pede a derrubada das publicações em todas as redes sociais.

Entre as “fake news” destacadas estão imagens que vinculam Lula a Adélio Bispo, autor da facada contra o presidente e candidato à reeleição , e a informação de que um eventual novo governo petista revogaria o Pix.

“As graves mentiras podem confundir o eleitorado brasileiro e, consequentemente, influenciar o resultado do pleito eleitoral”, argumenta o PT.

O partido explicou que “o conjunto das fake news apresentadas à revela que há um grande movimento coordenado de grupos e apoiadores do candidato à reeleição Jair Bolsonaro para disseminação de notícias falsas, com o claro intuito de influenciar as eleições deste ano”.

Mas a Coligação Brasil da Esperança, que representa Lula e seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, também pede a derrubada de vídeos editados e, na avaliação do PT, descontextualizados.

A sigla identificou vídeos que insinuam que Lula estaria se alcoolizando em atos de campanha. Também cita, na peça apresentada ao TSE, o trecho de fala de Lula em comício no último sábado (20) em que o candidato afirmou que quem quisesse bater em mulher deveria fazê-lo em outro lugar ou fora do Brasil.

Para o PT, trata-se de uma descontextualização que induz à ideia de defesa da violência doméstica.

Os advogados do PT ressaltam a participação de figuras públicas no compartilhamento das informações consideradas falsas pelo partido, como deputado federal (PL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), filhos do presidente; e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.


Veja também

  1. Do que foi citado aqui nesta reportagem não vi nenhuma fake news, tudo foi verdade!!!
    Aliás, tudo que aparecer de ruim sobre Lu1a e PT é verdade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *