Razões da mudança de Lulinha para fora do Brasil levantam suspeitas na CPMI

Oposição questiona se saída do filho do presidente buscou blindá-lo das investigações sobre desvios no INSS

Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, deixou o e se mudou para Madri, na Espanha, em meados deste ano — informação revelada pela coluna ainda em julho. A saída ocorreu enquanto ele estava na mira da e da CPMI do , que apura um esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas.

Nesta quinta-feira, o Poder360 confirmou que um assessor do chamado “Careca do INSS”, apontado como principal operador do esquema, declarou em depoimento à PF que Lulinha receberia um “mensalão” de R$ 300 mil do grupo investigado.

Suspeitas levantadas pela oposição

Parlamentares oposicionistas querem entender se a mudança repentina de Lulinha ocorreu para evitar que ele fosse alcançado pelas apurações — especialmente no momento em que o articulava a criação da CPMI do INSS, que teria acesso aos documentos sigilosos da PF.

Desde o início dos trabalhos da comissão, o nome de Lulinha foi mencionado diversas vezes por deputados. A oposição também aponta o irmão do presidente, Frei Chico, dirigente do Sindipi, como alvo das investigações que apuram nos contracheques de milhares de aposentados.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) afirmou:
“Todos os caminhos levam ao PT. O filho do presidente é um foragido. Tem que explicar a mesada para o filho do presidente.”

Atuação de Lulinha no exterior

Fontes da coluna afirmam que, já instalado em Madri, Lulinha estaria prestando consultoria para empresas espanholas com negócios no Brasil. Ele foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às perguntas enviadas.

Histórico de controvérsias envolvendo Lulinha

No primeiro mandato de Lula, Lulinha esteve no centro de um escândalo que marcou a área de telecomunicações. Alterações regulatórias beneficiaram a Oi/Telefônica ao mesmo tempo em que a empresa realizou um aporte milionário na Gamecorp, companhia de Lulinha. À época, antes de enriquecer com o negócio, ele era estagiário em um zoológico. O próprio Lula declarou que o filho era o “Ronaldinho dos negócios”, comparando-o ao jogador Ronaldo em seu auge.

Governo defende que investigações começaram na gestão Lula

No caso do INSS, o governo tem afirmado que foi durante o mandato de Lula que as apurações tiveram início, em uma tentativa de afastar suspeitas de interferência ou blindagem.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *