Setor Servicos Setor Servicos

Setor de serviços cai ao menor nível desde 2021, mostra índice da S&P

Índice de Gerente de Compras (PMI) de serviços ficou em 48,7 pontos no mês passado, ante 50,6 em agosto, o que indica contração da atividade

De acordo com informações da S&P Global, divulgadas nesta quarta-feira (4/10), houve uma queda na atividade do setor de serviços no Brasil no mês de setembro.

Segundo o relatório da agência de classificação de risco, o Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor ficou em 48,7 pontos no mês passado, ante 50,6 em agosto.

Trata-se do menor patamar desde maio de 2021.

Pela metodologia da S&P, resultados abaixo de 50 pontos indicam contração da atividade econômica. Essa foi a primeira retração desde fevereiro deste ano.

O relatório de setembro mostra que houve queda nos índices de negócios fechados, além de tendência de emprego negativa e aumento das despesas operacionais.

“A inflação dos preços de insumos diminuiu apenas discretamente em setembro, com os participantes da pesquisa PMI comentando sobre custos mais altos de combustíveis e transporte”, afirma a diretora da S&P Global Market Intelligence, Pollyana De Lima.

“Ainda assim, o último aumento foi um dos mais baixos em cerca de três anos e levou a um aumento modesto nos preços de venda, que também foi um dos mais lentos desde o final de 2020”, explica Pollyana.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *