Página saiu do ar em meio a sanções aplicadas pelo governo dos EUA
O jornalista Paulo Figueiredo ironizou, nesta quinta-feira (25), a retirada do ar do site do escritório de advocacia da esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a advogada Viviane Barci. A página da Barci de Moraes Sociedade de Advogados ficou indisponível na tarde do mesmo dia, após medidas relacionadas às sanções impostas pelo governo americano com base na Lei Global Magnitsky.
Em publicação, Figueiredo lembrou a decisão anterior de Moraes que determinou a suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil e comparou com o episódio:
“2024: Alexandre manda a Cloudflare derrubar o X. 2025: Cloudflare derruba site do escritório da esposa do Alexandre. Que tristeza”, escreveu, acompanhando a mensagem com um emoji de riso.
Divergências sobre a responsabilidade
Apesar da citação feita por Figueiredo à empresa americana Cloudflare, o vereador Rodrigo Marcial (Novo-PR) afirmou que a denúncia contra a página foi direcionada à Hostinger International, companhia responsável pelo registro do domínio do site.
Em entrevista ao Gazeta do Povo, Marcial explicou que, embora sediada na Europa, a Hostinger mantém operações também nos Estados Unidos, o que a obriga a cumprir as regras impostas pelo governo americano para evitar sanções.
Denúncia e retirada do site
Segundo o vereador, ele mesmo encaminhou uma notificação à Hostinger relatando as sanções impostas em 22 de setembro contra Viviane Barci, pedindo esclarecimentos sobre a aplicação da medida. Em resposta, a empresa confirmou que o site havia sido derrubado.
Será que ainda não entenderam que a aplicação da Lei Magnitsky não é obra nem do Paulo Figueiredo, nem do Eduardo?? A aplicação se deu em função das ações contra a empresa *X”, devido terem penhorado recursos na outra empresa “Space X”, que são de atividades diferentes, mesmo sendo do mesmo dono, não é possível de ter penhoras em razão da outra empresa, também consideraram que o “MOTIVO”, não é crime na Legislação Americana. Não sei se também estão considerando, mas parece que a aplicação da Lei Magnitsky é IRREVERSÍVEL, aplicada NÃO TEM VOLTA.