Senador Renan Calheiros Foto Agência Brasil Antonio Cruz Senador Renan Calheiros Foto Agência Brasil Antonio Cruz

STF fecha maioria para arquivar ação contra Renan Calheiros

Inquérito investigava um suposto esquema de propina nas obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Nesta quinta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para arquivar um inquérito que tinha como alvos os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA). Os parlamentares foram investigados por suspeita de integrar um suposto esquema de propina nas obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará (PA).

O julgamento ocorre por meio do plenário virtual do STF e já conta com os votos de sete ministros. Todos defenderam o arquivamento do caso por considerarem que não existe uma justa causa para a continuidade das investigações.

A investigação foi aberta em 2016, no âmbito da operação Lava Jato, após denúncias feitas pelo ex-senador Delcídio do Amaral. Na época, o ex-senador havia falado em repasses que teriam sido feitos a parlamentares do MDB por empresas envolvidas na construção da usina.

A defesa de Renan Calheiros pediu o arquivamento apontando falta de provas para a continuidade do caso. Já a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a continuidade do inquérito.

O relator do caso foi o ministro Edson Fachin, que votou pelo arquivamento. Ele foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.


    1. Nossa! o irmão siamês do Lula vai escapuli mais uma vez….
      Sujeitinho ensebado. Campeão de escorregadas!

  1. Gente não da nem pra fazer uma apostinha, todo mundo já sabe o resultado, falam até os nomes. Que vergonha! Pior de tudo é que estamos falando da última estância.

  2. Esse é o nosso Brasil que só tem ladrão e corrupto e para o tal de STF que só perde cidadão do bem porque os ladrões de vdd eles solta mesmo.so bom brasileiros de vdd que tem que ir nas ruas fazer o protesto com esses toja de cafajestes

  3. O escritório de advocacia da facção PT STF sempre agindo em defesa de bandidos vagabundos safados políticos lá quem dá as ordens é o ladrão de nove dedos a maioria têm o rabo preso com ele têm quê mudar esses cara e também a forma de escolha têm quê ser juízes de carreira em concurso público o brasileiro do bom não aguenta mais acorda povo brasileiro a maioria desses ministros trabalho em pró de vagabundos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *