Governador de São Paulo recebeu autorização do STF para o encontro marcado para segunda-feira (29)
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (25) que irá visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima segunda-feira (29), após liberação concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Tarcísio, o gesto se trata de um ato de solidariedade pessoal. “Vou visitar um amigo e prestar solidariedade a ele. É uma coisa que eu vou fazer sempre, porque tenho preocupação e consideração com uma pessoa que sempre foi muito importante para mim”, declarou. Questionado sobre se abordaria a pauta da anistia no encontro, preferiu não responder diretamente.
Negativas sobre disputa presidencial
O governador também negou que Bolsonaro tenha dado aval para que ele concorra à Presidência da República em 2026. Reafirmou que sua intenção é disputar a reeleição em São Paulo.
Apesar da negativa, Tarcísio é apontado por setores do Centrão e por representantes da elite financeira como o principal nome para a corrida presidencial caso decida deixar o governo paulista.
Autorização do STF para a visita
Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após descumprir medidas cautelares determinadas pelo Supremo. Ainda em setembro, Tarcísio havia solicitado autorização para visitá-lo em Brasília, mas precisou adiar o encontro.
A permissão foi finalmente concedida por Moraes, permitindo a visita apenas na data de 29 de setembro. O ex-presidente foi condenado neste mês pela Primeira Turma do STF por tentativa de golpe de Estado.
Agenda em São Paulo
Tarcísio comentou a visita a Bolsonaro após participar da inauguração das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Cabuçu e Fortaleza, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.