Martin De Luca, Advogado Da Trump Media E Do Rumble Martin De Luca, Advogado Da Trump Media E Do Rumble

“A pipoca está pronta”: advogado de Trump reage ao possível veto de Lula ao PL da Dosimetria

Martin De Luca chama 8 de janeiro de “golpe da Disney” e provoca governo brasileiro nas redes

O advogado norte-americano Martin De Luca, associado ao presidente Donald , ironizou nesta sexta-feira, 19, a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar o da Dosimetria, que altera critérios de redução de penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro. Em tom provocativo, De Luca classificou o episódio como “golpe da Disney”.

A manifestação ocorreu em uma publicação na rede social X, na qual o advogado questionou se Lula cumprirá a promessa de barrar o projeto aprovado pelo . Na mensagem, afirmou que “a pipoca está pronta” para acompanhar o desfecho político do caso e marcou o vice-secretário de Estado dos , Christopher Landau.

Repercussão internacional e críticas ao sistema judicial brasileiro

A menção a Landau não foi casual. Ela acontece após declarações públicas de integrantes do sobre a situação no Brasil. Em dezembro, Christopher Landau afirmou que os Estados Unidos acompanham com preocupação o uso do sistema jurídico brasileiro para “instrumentalizar diferenças políticas”.

Na ocasião, o vice-secretário de Estado avaliou a aprovação do PL da Dosimetria pela Câmara dos Deputados como um “primeiro passo” para enfrentar o que classificou como abusos no campo judicial e político.

Lula confirma que vetará o projeto

Um dia antes da publicação de De Luca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou publicamente que pretende vetar o PL da Dosimetria. Em uma coletiva com jornalistas selecionados, realizada na quinta-feira, 18, Lula afirmou que sua posição sempre foi conhecida.

Quero dizer que, com todo o respeito que eu tenho pelo Congresso Nacional, na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém”, declarou o presidente. Em seguida, reforçou: “Na hora que chegar na minha mesa, eu vetarei”.

Presidente nega acordo com o Congresso

Questionado sobre a existência de um acordo entre o governo e o Congresso para acelerar a tramitação da proposta, Lula rejeitou a hipótese. “Se houve um acordo com o governo, eu não fui informado”, afirmou. “Então, se o presidente não foi informado, não houve acordo.”

O presidente também ressaltou que o veto faz parte do funcionamento institucional. “O Congresso tem o direito de fazer as coisas, eu tenho de vetar, eles de derrubar o meu veto”, disse. “Isso é do jogo.”

Financiadores ainda não identificados

Ao justificar sua posição contrária à mudança nas penas, Lula afirmou que o país ainda não concluiu as investigações relacionadas aos atos de 8 de janeiro. Segundo ele, discutir dosimetria antes do encerramento do processo seria precipitado.

Antes de uma dosimetria, primeiro tem que terminar esse processo”, declarou. “Nem descobrimos os financiadores, porque aquilo teve financiamento.”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *