Martin de Luca compara situação do ministro com a de Eduardo Bolsonaro, criticado por ele recentemente
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi alvo de críticas de Martin de Luca, advogado norte-americano que atua em ações contra o magistrado nos Estados Unidos. Em publicação na rede social X, De Luca afirmou que Moraes estaria há sete meses sem permitir a devida notificação judicial referente aos processos que enfrenta em solo americano.
Comparação com Eduardo Bolsonaro
A mensagem foi publicada após Moraes criticar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos EUA e, segundo o ministro, tem dificultado sua notificação em ações brasileiras por meio de carta rogatória. Para o advogado, o ministro estaria adotando comportamento semelhante ao do parlamentar.
“Alexandre de Moraes está reclamando que Eduardo Bolsonaro está se esquivando do processo criminal que Moraes contra ele por discurso em solo americano”, escreveu De Luca. “Incrivelmente descarado vindo de um homem que vem se esquivando do serviço no caso Rumble contra ele na Flórida há 7 meses.”
Empresas envolvidas nos processos
O advogado representa a Trump Media — empresa ligada ao ex-presidente Donald Trump — e a plataforma de vídeos Rumble nas ações judiciais movidas contra Moraes nos EUA. Segundo ele, o ministro estaria pressionando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a não dar andamento ao pedido de citação formal enviado pelas autoridades norte-americanas.
“Até hoje, Moraes continua se esquivando da citação. A mais recente é que ele está pressionando o Superior Tribunal de Justiça brasileiro, que deveria autorizar a citação de Moraes, para não processar o pedido de citação dos EUA”, acusou De Luca.