Rússia Foi Expulsa Do Conselho Europeu Foto Unsplash Rússia Foi Expulsa Do Conselho Europeu Foto Unsplash

Após 26 anos, Rússia deixa de ser membro do Conselho da Europa

Decisão foi tomada por conta do conflito envolvendo a invasão russa no território ucraniano

Após 26 anos integrando o Conselho da Europa, a Rússia foi expulsa da entidade, nesta quarta-feira (16), como resultado da guerra na Ucrânia. No dia 25 de fevereiro, com o início da invasão do território ucraniano, a participação da Rússia havia sido suspensa. Já nesta quarta, a expulsão do país foi formalizada pelo Comitê de Ministros, órgão de decisão do Conselho Europeu.

A secretária-geral do Conselho Europeu, Marija Pejcinovic, disse que o processo que terminou com essa expulsão foi aberto porque o ataque à Ucrânia “vai contra tudo o que defendemos e constitui uma violação do nosso estatuto e da Convenção Europeia de Direitos Humanos”.

Os embaixadores reunidos no Comitê de Ministros para formalizar a exclusão tiveram, ao mesmo tempo, o pedido das autoridades russas para deixar a organização, mas o que prevaleceu foi o processo aberto em 25 de fevereiro para aplicar o artigo 8°, e isso significa que esta é a primeira expulsão de um estado-membro em quase 73 anos de história da entidade.

Após o anúncio, vários funcionários do Conselho Europeu começaram a baixar a bandeira russa na entrada do Palácio da Europa, em Estrasburgo, onde ela se encontrava junto com as dos outros 46 estados-membros, incluindo a Ucrânia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *