Alberto Fernández Alberto Fernández

“Argentina é a energia de que o mundo precisa”, diz Fernández antes de apagão

Apagão deixou milhões de residências sem energia elétrica na Argentina

Na quarta-feira, um incêndio provocou a interrupção das operações da Usina Atucha I, deixando 40% do país às escuras

Horas antes de um deixar 40% da Argentina às escuras, afetando ao menos 20 milhões de pessoas, o presidente Alberto Fernández (foto) afirmou que o país “é a energia de que o mundo precisa.”

De acordo com o jornal “La Nación”, cerca de 40% da demanda total de eletricidade do país não estava sendo atendida — ou seja, mais de 6 milhões de residências, de um total de 15,8 milhões, estão sem energia.

Vários bairros da capital Buenos Aires ficaram sem energia elétrica, o que provocou a interrupção no serviço das principais linhas de metrô e trens suburbanos. Várias áreas das províncias de Córdoba, Mendoza, San Luis, Entre Ríos e Santa Fé também foram deixadas no escuro.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (1º) durante a cerimônia de retomada das atividades do Congresso argentino.

Enquanto o governo fala em possível ato de sabotagem e investiga as causas do incêndio que provocou a interrupção das operações da Usina Atucha I, Fernández virou meme nas redes sociais.

O que se sabe sobre o apagão

As autoridades afirmam que a interrupção de energia ocorreu devido a um incêndio em áreas de pasto perto da linha de transmissão entre as localidades de Campana e General Rodríguez. O incidente desencadeou várias outras falhas registradas no sistema elétrico interligado do país.

“As causas das falhas originais no sistema interligado serão investigadas pelo ministério da Energia. O trabalho está sendo feito rapidamente para resolver esse problema”, disseram as distribuidoras de eletricidade em declaração.

A Cammesa, empresa responsável pelo sistema elétrico argentino, afirmou em comunicado que, no momento do corte, o termômetro marcava 35°C e a potência requisitada do sistema era de 26.570 MW.

O calor gera um aumento na demanda por eletricidade segundo a Transener S.A., empresa responsável pela distribuição de energia. Com informações do G1.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *