Lula Lula

Avaliação negativa do governo Lula dispara e passa de 60% entre investidores

A pesquisa do Genial Quaest ouviu 101 agentes do mercado financeiro

Nesta quarta-feira, 20, o Instituto Genial Quaest anunciou os resultados de uma pesquisa realizada com 101 participantes do mercado financeiro acerca da administração do governo . Segundo o estudo, a desaprovação dos investidores em relação ao governo do líder do PT aumentou 12 pontos percentuais desde novembro, saltando de 52% para 64% em março.

Ocorreu uma diminuição entre aqueles que avaliam o governo Lula como regular, de 39% para 30%. A mesma situação aconteceu com os que aprovam, decrescendo de 9% para 6%.

A Genial Quaest realizou uma pesquisa com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro no Rio de Janeiro e em São Paulo, entre os dias 14 e 19 do mês corrente.

Vale e Petrobras

Segundo as respostas coletadas pelo instituto de pesquisa, a piora na avaliação se deve principalmente a dois pontos críticos para o mercado financeiro.

Dos entrevistados, 97% julgaram incorreta a decisão da de não distribuir dividendos extraordinários aos seus acionistas, enquanto 89% expressaram que uma intromissão governamental na Vale resultaria em uma redução dos investimentos estrangeiros no Brasil.

Apesar da Queda na Avaliação de Lula, Haddad Ganha Força

Mesmo com a diminuição na avaliação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o ministério liderado por tem maior aprovação desde o começo da administração petista, conforme indica o mercado.

A aceitação do trabalho realizado pelo Ministro da Fazenda aumentou de 43% para 50%. Simultaneamente, houve um crescimento na quantidade de pessoas que classificam o trabalho de Haddad como regular, subindo de 33% para 38%, ao passo que a rejeição diminuiu de 24% para 12%.

Mesmo com a avaliação em declínio do governo Lula, inclusive no setor financeiro, a economia foi vista de maneira positiva pelos entrevistados para os próximos 12 meses.

A porcentagem daqueles que acreditam que a economia vai piorar diminuiu de 55% para 32%. Por outro lado, aqueles que preveem a economia se mantendo estável aumentaram de 24% para 47% desde novembro. Entretanto, aqueles que esperam uma melhora na economia não mudaram o seu ponto de vista desde a última pesquisa, mantendo-se em 21%.

A inflação

A primeira vez que a avaliação positiva do mercado superou a negativa foi registrada, com 51% dos entrevistados alegando que o governo está preocupado com o “combate à inflação”, enquanto 49% não acreditam nisso.

Dos participantes da pesquisa, 58% também acreditam que o PIB vai aumentar conforme a previsão do mercado, que é de 1,78%. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *