O Deputado Arthur Lira O Deputado Arthur Lira

Lira faz críticas à PF: “Ninguém quer trocar tiro com bandido”, quer “ação que dê mídia”

Arthur Lira critica Polícia Federal por priorizar ações midiáticas ao invés de combate eficiente ao crime

O presidente da Câmara dos Deputados, (PP-AL), declarou que a Polícia Federal “tenta se desviar do foco”, optando por ações voltadas para a mídia ao invés de combater crimes de maneira mais eficaz. Lira argumentou que a comunicação e a colaboração entre as forças de segurança precisam ser ampliadas.

“A Polícia Federal, que cumpre um papel institucional forte, muitas vezes tenta se desviar do foco – que é mais midiático. O combate ao tráfico de armas, ao tráfico de drogas, ao tráfico de seres humanos no Brasil é ineficaz, é ineficiente. Ninguém quer trocar tiro com bandido, o cara quer tocar ação que dê mídia, que não tenha resistência e que não faça força”, disse o presidente da Câmara.

A afirmação foi feita na noite de terça-feira (19), em um jantar da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). A gravação de Lira falando sobre a PF foi revelada em uma matéria do jornal Estadão.

“Os sistemas policiais brasileiros precisam se comunicar. Uma Polícia Civil que não se comunica com a Militar, que não se comunica com a Federal, que não se comunica com a Força Nacional, que não se comunica com o Exército, com as Forças Armadas, não existe”, acrescentou o deputado.

Lira destacou que a ausência de coordenação entre as forças policiais leva a um sistema defeituoso e ocorrências como a evasão de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). “Não tem um comando único, uma diretriz única. Nós estamos com o sistema falho, é fato”, afirmou.

No decorrer da reunião, ele se manifestou a favor da ratificação de um inédito Código de Processo Penal e também do projeto que elimina as liberações temporárias de detentos em ocasiões festivas, denominadas como “saidinhas”. As informações são da Gazeta do Povo.


Veja também

  1. Cuidado lira, o capitão do mato, pode pegar você também. Está com o rabo preso? Existiu uma pf, até destruirem a Lava Jato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *