Luís Roberto Barroso Luís Roberto Barroso

Barroso afirma que STF enfrentou ‘adversários da democracia’ durante governo Bolsonaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal disse que é preciso combater ‘o discurso de ódio nas redes sociais’

O chefe do Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que a instituição lidou com os “adversários da democracia” durante o mandato do ex-presidente Jair . A afirmação ocorreu na segunda-feira, 22, em um encontro na sede da Federação das Indústrias do Estado de (Fiesp), localizada na cidade de São Paulo.

“O que temos assistido é um populismo de direita, frequentemente racista, xenófobo, misógino e antiambientalista”, disse Barroso. “Houve uma captura do pensamento conservador pela extrema direita.”

Barroso falou em “liberdade de expressão”

Em seu discurso, o presidente do STF disse que “a liberdade de expressão é essencial para a democracia”. Mas, segundo ele, é preciso combater o que ele chamou de “fake news” e o “discurso de ódio nas plataformas digitais”.

“Com o avanço das redes sociais, surgiu um modelo de negócios baseado no engajamento e no ódio”, afirmou. “A mentira e o radicalismo conquistam muito mais engajamento do que a fala moderada, a busca pela verdade. Existe um modelo de negócios que se beneficia do ódio e da desinformação e se esconde atrás da liberdade de expressão. O mundo vive essa encruzilhada. Precisamos equacionar isso.”

O presidente da Corte, Barroso, reafirmou sua defesa ao ministro Alexandre de Moraes. Ele apontou que as críticas ao magistrado são “injustas”, segundo sua visão.

Ainda no evento da Fiesp, o presidente do STF disse que leva uma vida difícil e que não é fácil ter de andar com cinco seguranças. “Não vivemos momentos fáceis, com custo pessoal elevado”, disse o ministro. “Imagina a chateação que é ter de andar com cinco seguranças, como tenho de andar.” As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Ministro fala demais, hoje o que se vive é uma democracia? O governo anterior vigiado 24 horas dia, sem censurar a ninguém. Agora se a direita é uma afronta a democracia, os países dos mundo que são governados pela direita são ante democráticos? Tá sendo a esquerda a única democracia?

  2. A democracia nunca esteve tão em perigo como está agora. Hoje sim são contrários a tudo que o povo de fato almeja. Queremos segurança, temos aumento da violência, queremos saúde, temos corte na verba da saúde, queremos educação, temos corte nas verbas da educação, queremos cultura, temos doutrinação. Desgoverno.

  3. Bem , creio que quem sofreu o ataque foi o povo brasileiro advindo do STF&TSE que rasgaram e colocaram nos portas higiênico a constituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *