O Consumo De Grilos O Consumo De Grilos

Bizarro: Padaria italiana planeja fazer pão com pó de inseto

Os ingredientes incluirão grilos processados, diz o dono do restaurante

Uma padaria italiana planeja vender pães feitos com pó de grilos processados.

A notícia vem depois que a Comissão Europeia determinou no mês passado que grilos domésticos parcialmente desengordurados e em pó (acheta domesticus) podem ser comercializados e vendidos como ingredientes em alimentos na UE. O pó às vezes é usado como aditivo para tornar os produtos mais ricos em proteínas.

Enrico Murdocco, chef que dirige a Tellia, uma rede de restaurantes local em Turim, disse à mídia italiana na segunda-feira que experimentou uma mistura de grãos sicilianos durante testes de cozimento para “suavizar o sabor” do pó de inseto.

O jornal Corriere della Sera o citou dizendo que estava especialmente feliz com “ a variedade de sabores”. Ele disse que o sabor o lembrava de avelã.

Murdocco espera que os reguladores da UE permitam que uma fazenda local, que importa pó de inseto do Vietnã e o vende como ração animal, também faça pó sob medida para consumo humano. “Quero colocar meu pão em produção no início de março”, explica o chef. Ele acrescentou que, devido aos custos de produção mais altos e porque o pão seria feito sob medida, o preço ficaria em torno de € 18-20 (US$ 19-22) por quilo. “Estou ciente de que será um produto de nicho.”

Grilos processados ​​já são usados ​​como ingredientes em alguns países da UE. A Falco, uma empresa com sede em Alife, no sul da Itália, vende biscoitos feitos com pó de grilo. “Você pode ficar assustado com a ideia de comer insetos, mas o grilo é, na verdade, o novo alimento saudável que pode ser convenientemente escondido em produtos deliciosos”, diz a empresa em seu site.


  1. A mãe dele, e seus filhos deverão ser os primeiros a ingerir essa iguaria. De ninguém pegar uma doença ou vir a obito, poderá sugerir a população. Façam como os brasileiros, vão a roça, plantar alimentos decentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *