O Presidente Da República, Jair Bolsonaro O Presidente Da República, Jair Bolsonaro

Bolsonaro: “Não precisamos de cartinha em prol da democracia”

Manifesto em favor de urnas eletrônicas e sistema eleitoral brasileiro conta com mais de 100 mil assinaturas

O presidente Jair (PL) ironizou, nesta quarta-feira (27), a Carta em Defesa da Democracia, que atingiu 100 signatários nas primeiras 24 horas. O candidato à reeleição disse, durante convenção partidária do Progressistas, na Câmara dos Deputados, que não precisa escrever uma “cartinha” para falar que defende a democracia brasileira”.

A declaração do chefe do Executivo federal ocorre um dia após ex-ministros do Tribunal Federal (STF), empresários, banqueiros e artistas assinarem o texto, escrito por ex-docentes do curso de direito da Universidade de (USP), que defende o sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas.

– Vivemos em um país democrático, defendemos a democracia. Não precisamos de nenhuma cartinha para falar que defendemos a democracia, e que queremos, cada vez mais, nós, cumprir e respeitar a Constituição. Não precisamos, então, de apoio ou sinalização de quem quer que seja para mostrar que o nosso caminho é a democracia, é a liberdade, é o respeito à Constituição – ressaltou.

O presidenciável ainda classificou a carta como “manifesto político”. Além disso, repetiu o discurso do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e atribuiu a adesão dos banqueiros ao movimento como uma espécie de “vingança” à criação do Pix. Isto é, de acordo com Bolsonaro, os banqueiros resolveram apoiar o manifesto porque perderam arrecadação após a criação do sistema gratuito de transferência pelo Banco Central.

A CARTA

Formulado por professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o documento recebeu o apoio de políticos de esquerda e de direita, de economistas, de advogados e até mesmo de personagens que já estiveram ligados ao governo de .

Sem citar nomes, a carta afirma que o Brasil “está passando por um momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”.

O texto defende as urnas eletrônicas ao dizer que “o processo de apuração no país tem servido de exemplo no mundo, com respeito aos resultados e transição republicana de governo”.


Veja também

  1. Se as urnas eletrônicas estão 100% corretas, não vejo nenhum motivo pra tanta briga contra colocar apenas uma impressora que garante ao eleitor confirmar visualmente seu voto e só depois confirmar. O voto impresso seguirá junto com a urna sem acesso de manuseio do eleitor. Isso apenas nos dará a chance de confirmação posterior, caso haja alguma suspeita da eleição. Não há motivo plausível para brigas…

  2. SEM APRIMORAMENTO DO SISTEMA ELEITORAL, A FRAUDE E TÃO CERTA COMO 2+2 = 4. A ESQUERDA FARÁ TUDO E MAIS ALGUMA COISA PARA FRAUDAR AS ELEIÇÕES. ELES SAINDO DO JOGO, PERDERÃO UM TRABALHO, SUJO, PODRE E FÉTIDO IDEALIZADO DURANTE DÉCADAS, A DEMOCRACIA AS LIBERDADES NÃO INTERESSAM A ESSE TIPO DE PESSOA.

  3. A preocupação deles que nunca existiu esquerda e direita e sim políticos e elites sanguessugas de serem desmascarado com os descansos na saúde, educação, segurança e etc. No caso, da prisão do lula foi que não dividiu o bolo/recursos da corrupção por igual entre eles

  4. Esta vaca do nine devia ser muito grande, e com muitas tetas, até agora já se manifestaram 100 mil ou 100 signatários (que adjetivo pomposo), erraram ou acertaram graficamente, ou entraram em contradição pelo vício de duplicar e multiplicar dados?
    Uma coisa é certa dessa proporção de 100 para 223 milhões de indivíduos conscientes e ávidos de experimentar o cardápio Dog & Cat a Sul América, vemos uma classe elitizada e intelectual de até ex-decentes.
    Vão confortar o Nine em sua aposentadoria como ex-politico fracassado, que nunca foi e nuca será MITO do nosso Brasil, pergunte ao Google que é este elemento.
    A teta secou, vão trabalhar, o Brasil tem muitos desempregados, porque computa o mst, os funcionários do boulos e outros que fogem de uma carteira do trabalho.
    O dinheiro agora é para o povo trabalhador.

  5. Que vergonha vocês passam. A Carta em Defesa da Democracia já passa de 100.000 assinaturas, não 100.
    Corrijam pelo bem da credibilidade de vocês.

  6. O Brazil está passando realmente por sério risco à democracia, pois da América latina, só falta o Brazil prá virar $comunista, e esse poder paralelo oculto no país vai tentar de todas as maneiras unificar a América. Querem fraudar as eleições em outubro para eleger um condenado $comunista e corrupto que quase afundou o país. Mas não vencerão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *