Bolsonaro Durante Discurso No Planalto Foto PRAlan Santos Bolsonaro Durante Discurso No Planalto Foto PRAlan Santos

Bolsonaro quer abertura da CPI da Petrobras na próxima 2ª feira

Presidente afirmou que já conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre o tema

O presidente Jair (PL) afirmou neste sábado (18) que conversou com o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), e com o presidente da Casa, (PP-AL), para abrir na próxima segunda-feira (20) uma CPI para investigar a Petrobras. A fala aconteceu durante uma agenda em Manaus.

– Conversei ontem com o líder do governo e o presidente da Câmara para a gente abrir uma CPI [na] segunda-feira, vamos para dentro da Petrobras – disse ele durante o ato de unção apostólica do Ministério Restauração, em Manaus. Após o fim da frase, Bolsonaro foi aplaudido pela plateia.

O presidente tem defendido a instauração de uma CPI para investigar a formação de preços de combustíveis pela empresa. Bolsonaro tem criticado a Petrobras por reajustar preços diante da alta do petróleo no mercado internacional.

A empresa, que importa combustíveis para suprir a demanda do mercado doméstico, segue desde 2016 os preços internacionais, mas tem espaçado os reajustes. A estatal anunciou na sexta um aumento de 5,2% na gasolina e de 14,2% no diesel, considerando o preço cobrado nas refinarias.

– É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem. Só no primeiro trimestre, foram R$ 44 bilhões de lucro, nunca visto na história – disse Bolsonaro neste sábado, afirmando também que todo mundo está sentindo o peso da inflação e dos preços de combustíveis.

Bolsonaro disse que a diretoria da Petrobras, que decidiu pelo reajuste, não pensa no Brasil, e que virou um “Petrobras Clube”. O atual presidente da companhia, José Mauro Coelho, já foi demitido pelo presidente, mas não entregou o cargo.

O sucessor, Caio Paes de Andrade, ainda precisa ser aprovado pelas estruturas internas da companhia e também ser eleito para o conselho de administração. No evento deste sábado, Bolsonaro atribuiu a queda de valor de mercado da Petrobras no pregão de sexta-feira, de cerca de R$ 30 bilhões, ao reajuste que a companhia anunciou.

– Acredito que na segunda-feira, com a CPI, vai perder outros 30 [bilhões de reais] – concluiu.


Veja também

  1. A Petrobras é um sabido nicho de concentração dó sindicalismo esquerdista no Brasil.
    Por isso tudo fará para destruir a economia brasileira, custe o que custar, e lançar o país e o povo ao caos. Esse é o objetivo final da administração dessa estatal.
    PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *