Senador Ciro Nogueira Senador Ciro Nogueira

Brasil fechará fronteiras para seis países da África, diz Casa Civil

Informação foi anunciada pelo ministro Ciro Nogueira. Restrição visa frear avanço da variante Omicron, nova mutação da Covid no continente

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou nesta sexta-feira (26/11) que o Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em razão da variante Omicron, nova mutação da Covid-19 na África do Sul.

De acordo com Nogueira, a portaria será publicada em Diário Oficial da União (DOU) neste sábado (27/11) e entrará em vigor na próxima segunda-feira (30/11). A norma valerá para viajantes procedentes de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, escreveu o ministro nas redes sociais.

Mais cedo, uma equipe técnica interministerial se reuniu para tomar a decisão. O encontro, que aconteceu no Palácio do Planalto, contou com a participação de representantes da Casa Civil e dos ministérios da Saúde; da Justiça; e da Infraestrutura.

Nesta sexta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a proibição da entrada de voos e viajantes procedentes de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue no Brasil.

As últimas informações veiculadas indicam que houve a notificação de 77 casos na África do Sul, quatro em Botsuana, um em Hong Kong (uma pessoa que voltou de viagem à África do Sul) e um em Israel (uma pessoa que voltou do Maláui) e um na Bélgica.


OMS chama nova variante do coronavírus de Omicron

Vacinação só não basta e Carnaval no Brasil preocupa, diz diretora da OMS

OMS pede que Europa volte a adotar restrições contra Covid

Deputado quer proibir realização do Carnaval no país inteiro


  1. Tem que barrar qualquer um de origem desses locais ou que tenham passado por eles
    E os que precisam vir ao Brasil que passem por “quarentena” de no mínimo 15 dias, antes de serem liberado para trânsito no país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *