O Ministro Da Fazenda, Fernando Haddad, Recorreu Ao Modelo Econômico Argentino O Ministro Da Fazenda, Fernando Haddad, Recorreu Ao Modelo Econômico Argentino

Brasil vai financiar US$ 600 milhões em exportações para a Argentina

Acordo foi fechado entre Haddad e Sergio Massa, ministro da Economia argentino e também candidato governista à Presidência

Em visita a Brasília, o ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, anunciou nesta segunda-feira (28/8), que os governos dos dois países chegaram a um acordo para financiar US$ 600 milhões em exportações brasileiras para o país vizinho.

Massa, que também é candidato da coalizão governista à Presidência argentina, foi recebido nesta tarde pelo presidente Luiz Inácio da Silva (PT), no Palácio do Planalto.

“Encontramos um instrumento de financiamento das exportações do Brasil à Argentina de 600 milhoes de dólares, que repercutem no financiamento das exportações da Argentina para o Brasil”, afirmou o argentino à imprensa ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após a agenda na sede do governo federal.

A medida ainda precisa passar pela aprovação do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), medida que deve ocorrer em 14 de setembro, segundo Haddad.

O ministro da Fazenda explicou ainda que a ideia é que, quando o exportador brasileiro vender para a Argentina, ele será pago pelo Banco do Brasil, que receberá a garantia do CAF.

“O Banco do Brasil vai garantir as exportações das empresas brasileiras, e o CAF vai entrar com uma contragarantia para o BB”, detalhou o ministro.

De acordo com Massa, o mecanismo envolve o Ministério da Fazenda, o Banco do Brasil (BB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o CAF. Do lado argentino, atua o Ministério da Economia.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *