Deputado Federal Daniel Silveira Foto Câmara Dos DeputadoReila Maria Deputado Federal Daniel Silveira Foto Câmara Dos DeputadoReila Maria

Câmara defende desbloqueio da cota parlamentar de Silveira

Parecer foi assinado pelo deputado federal Luís Tibé

Nesta quinta-feira (9), a Procuradoria da Câmara se manifestou a favor do desbloqueio de conta vinculada aos gastos do deputado federal (PTB-RJ). O posicionamento ocorreu após pedido do parlamentar. As informações são do jornal Extra.

Silveira teria o direito de gastar, por mês, até R$ 42,7 mil. O parecer foi assinado pelo procurador da Casa, deputado federal Luís Tibé (Avante-MG). No texto, o órgão aponta que a decisão do ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afronta a independência de outro Poder e o exercício do mandato eletivo.

Ainda no parecer, Tibé argumenta que o Poder Judiciário não tem a prerrogativa de bloquear contas que são usadas por Silveira para ser reembolsado por serviços relacionados à atividade parlamentar. Ele afirmou que esses valores, usados para pagar passagens aéreas, serviços relacionados ao escritório funcional, entre outros gastos, viabilizam o exercício do mandato.

Moraes já aplicou 14 medidas cautelares contra Daniel Silveira. As punições vão desde prisão, proibição de acesso às redes sociais e o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, até o bloqueio de todos os bens móveis e imóveis adquiridos pelo parlamentar. O político carioca ainda acumula, até o momento, R$ 645 mil em multas por descumprimento de medidas cautelares.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *