O Presidente Do Chile, Gabriel Boric... O Presidente Do Chile, Gabriel Boric...

Chile foi o país da OCDE onde a atividade econômica mais diminuiu no último mês

A organização reúne 38 países que compartilham altos padrões econômicos e sociais

Más notícias para o . Segundo a OCDE, o país latino-americano foi o que registrou os sinais de maior desaceleração econômica dentro deste ranking, algo que vinha se arrastando e anunciando há algum tempo.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que seus indicadores compostos avançados, que antecipam inflexões no ciclo econômico, apontaram para o Chile sofrer uma queda de 57 centésimos para 96,69, bem abaixo de 100, que é o que marca a medida de prazo no longo prazo..

A OCDE é uma organização de cooperação composta por 38 Estados, e que tem como principal objetivo a coordenação de suas políticas econômicas e sociais. Este órgão informou ainda que no conjunto da organização a diminuição registada em agosto foi de 17 centésimos para 98,90 pontos.

Os responsáveis ​​por esta medição informaram que as estatísticas reportadas pela entidade devem ser consideradas como “uma indicação da força da inflexão do ciclo económico no horizonte de cerca de mais seis meses”, em vez de uma medida económica que pode esperar. A OCDE explicou que o declínio econômico não significa que o Chile tenha uma das mais baixas progressões entre os países membros, mas há uma mudança descendente que é bastante perceptível.

Em junho a OCDE já havia dado alguns sinais disso. Naquela época, o indicador do Chile, que vinha caindo há mais de um ano, caiu 39 centésimos. Esse recorde foi o segundo com maior queda naquele mês entre os países membros. Por fim, da mesma forma em junho deste ano, a OCDE alertou que o Produto Interno Bruto (PIB) teria um aumento de 1,4% este ano enquanto em 2023 foi calculado um aumento de apenas 0,1%.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *