Ministro Das Relações Exteriores Da China, Wang Yi FotoEFEEPAANDREJ CUKIC Ministro Das Relações Exteriores Da China, Wang Yi FotoEFEEPAANDREJ CUKIC

China diz que relação com EUA não pode seguir se deteriorando

Chanceler, contudo, destacou insatisfação com posição norte-americana sobre Taiwan

O ministro das Relações Exteriores da , Wang Yi, realizou discurso nesta terça-feira (31), durante o simpósio: Dr. Kissinger and China-U.S. Relations. Em sua fala, ele disse que a relação de seu país com os “não pode continuar a se deteriorar”, mas também afirmou que os EUA buscam “virar ao contrário o relógio da história na questão de ”, o que para ele, no fim, minará a paz no Estreito de Taiwan e prejudicará os próprios americanos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou recentemente que seu país ajudaria militarmente Taiwan, caso a China buscasse avançar para anexá-la. Para Pequim, essa é uma questão interna.

Wang Yi disse que é preciso “corrigir nossa percepção estratégica e abandonar a mentalidade de Guerra Fria”, pedindo cooperação bilateral. Segundo a autoridade, a “questão do século” é se EUA e China conseguirão gerir de modo adequado a relação entre as potências. Para o ministro, o quadro atual nas relações é “anormal”, com uma “alta ansiedade” desnecessária dos Estados Unidos.

O simpósio foi realizado de forma online pelo Instituto de Relações Exteriores do Povo da China, segundo o comunicado oficial.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *