Lula Lula

Com 37 pastas, Brasil supera número de ministros da Venezuela

Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França e Alemanha têm menos de 20 ministros; Venezuela tem 33 ministérios

Com 37 ministérios, o Brasil está acima da média global quando o assunto é o tamanho da estrutura do Poder Executivo. Em comparação com outros países da América Latina, o governo petista tem mais ministros do que a Argentina, com 18 ministérios; o Uruguai, com 13; o Chile, com 23; a Colômbia, com 18; a Bolívia, com 16; e a Venezuela, com 33.

O Brasil também terá mais ministros que países desenvolvidos. Os Estados Unidos, por exemplo, têm 15 ministérios; a , 16; a , 16; o Reino Unido, 21; e a Suécia,

Quando comparado com os governos anteriores, o número de ministros do governo só é menor do que o do segundo governo da ex-presidente Rousseff (PT), que teve 39 pastas. (PL) deixou o governo federal com 17 ministérios e seis órgãos com status de ministério.

Desde 1º de janeiro de 2023, compõem o primeiro nível do governo 31 ministérios e seis órgãos da Presidência da República com status de ministério: Casa Civil, Secretaria-Geral, Relações Institucionais, Comunicação Social, Gabinete de Segurança Institucional e Advocacia-Geral da União.

A ampliação das pastas teve como propósito acomodar políticos de partidos que apoiaram Lula na campanha eleitoral, como Simone Tebet (MDB-MS), que ficou com o Ministério do Planejamento e Orçamento. Tebet se juntou à campanha do candidato petista no segundo turno. As informações são do R7.


Veja também

  1. Não vencerão! Esses $comunistas com esse pseudo “governo” que é uma $fraude, não se sustentará com a força dos Patriotas dessa nação! Nossa bandeira nunca será vermelha!

  2. Nação Brasileira de Povo covarde, já está mais que na hora de tomar as rédeas desta Nação, a democracia emana do Povo. Falta agir, e tomar a posse dos 3 poderes. O Povo tem de fazer o mesmo que o PT, STF e TSE fizeram, vamos todos pra Brasília tonar conta do que é do Povo. O Brasil é do Povo, e não dos Políticos, é o momento é agora porque depois cai ser tarde.
    A Cuba já está a 58 anos querendo reverter o quadro e não conseguem tirar os tiranos do poder, assim é a Venezuela também. Daqui não tem pra onde fugir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *