Lula Lula

Comunidade judaica repudia nova fala de Lula que classifica ações de Israel como ‘terroristas’

Declaração foi feita no programa ‘Conversa com o Presidente’; petista disse não ser justo nem correto Israel ocupar Gaza

Membros da comunidade judaica mais uma vez expressaram descontentamento com o presidente Luiz Inácio da Silva devido a uma nova declaração na qual ele compara as ações de na guerra com o grupo terrorista Hamas. Ao defender a criação do Estado da Palestina, o presidente afirmou que é injusto e incorreto que Israel ocupe a Faixa de Gaza e expulse os palestinos de lá, e ele considera a atitude do Exército israelense como “semelhante ao terrorismo”.

Para o rabino Rav Sany, diretor do Olami Faria Lima, a insistência de Lula revela a necessidade de “conhecer melhor o assunto”. “O presidente insiste em comparar o incomparável: uma organização terrorista como o Hamas, que usa seus próprios cidadãos como escudo humano, com um estado democrático e pluralista, como Israel, que só quer se defender do ataque bárbaro e selvagem, além do desejo de resgatar reféns. Lamento profundamente”. O rabino também sustentou que, ao contrário do que alega Lula, Israel não está atacando os hospitais, “está entregando combustível para funcionar e o Hamas o confisca”.

A nova comparação foi feita nesta terça-feira (14), durante o programa Conversa com o Presidente, nas redes sociais. “É verdade que houve ataque terrorista do Hamas, mas o comportamento de Israel fazendo o que está fazendo com criança, hospital, com mulheres […] é igual ao terrorismo”, declarou Lula.

O presidente insiste em comparar o incomparável: uma organização terrorista como o Hamas, que usa seus próprios cidadãos como escudo humano, com um estado democrático e pluralista, como Israel, que só quer se defender do ataque bárbaro e selvagem, além do desejo de resgatar reféns. Lamento profundamente. RAV SANY, RABINO E DIRETOR DO OLAMI FARIA LIMA

Em nota, o Instituto Brasil Israel (IBI) manteve a posição contra a avaliação feita por Lula. “É uma pena que o governo do Brasil, diante da tragédia da guerra, perca o equilíbrio e a ponderação, reduzindo a possibilidade de contribuir de maneira decisiva e propositiva com negociações entre as várias partes no conflito”, declarou, completando que a acusação feita pelo presidente “reforça os extremistas de ambos os lados e enfraquece as partes que lutam por um futuro de coexistência para israelenses e palestinos”.

O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, classificou como “equivocadas e perigosas” as falas de Lula. “Além de equivocadas e injustas, falas como essa do presidente da República são também perigosas. Estimulam entre seus muitos seguidores uma visão distorcida e radicalizada do conflito, no momento em que os próprios órgãos de segurança do governo brasileiro atuam com competência para prender rede terrorista que planejava atentados contra judeus no Brasil”, disse Lottenberg. “A comunidade judaica brasileira espera equilíbrio das nossas autoridades e uma atuação serena que não importe ao Brasil o terrível conflito no Médio”, acrescentou.


Veja também

  1. Dou o maior apoio que vc faça a viagem dos nossos sonhos que é te mandar como diplomata para a faixa de Gaza…
    Entra lá no meio do conflito e fala sobre a PAZ, vamos aguardar ansiosos por esta viagem. Não se esqueça de levar aquele teu boné de campanha.

    Vai lá, dou a maior força!

    Vc é um grande líder, vai lá por favor….Se anima e ajuda o povão!

  2. Ele poderia ir pra lá e ficar do lado de Israel quando o Hammas atacasse,mas sem direito de se abrigar e chamar os chefes para comer uma picanha e tomar uma cervejinha.

  3. Este elemento, faz de tudo para sair na mídia internacional. Mas o Presidente Bolsonaro libertou os brasileiros, atravéz de sua influência com Netanyahu, pois estavam presos com o hamás.(Premio Nobel da Paz).
    O nine, se conforma com a condição de Boneco de Ventriloco do presidente americano, para vomitar tudo aquilo que o comunista biden tem vontade de expor, e não pode por estar também se arrastando neste cargo, que lá tem que dar satisfação ao povo, e não tem um pravda(globo).

  4. Nada que esse ser ignóbil c0mun1st4 lazarento que t0m0u o p0d3r na fr4ud3 fala, serve pra alguma coisa. Só querem acabar com o Brasil e escravizar o povo brasileiro!

  5. É bastante justo o descontentamento dos membros da comunidade judaica, assim como o medo, vergonha e insegurança que nós brasileiros sentimos com as desastrosas declarações do presidente descondenado. Violência descarada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *