O Virologista Andey Botikov Tinha 47 Anos O Virologista Andey Botikov Tinha 47 Anos

Criador da vacina russa contra a covid é encontrado morto

Autor do crime já está preso, segundo a polícia da Rússia

O cientista Andey Botikov, que ajudou a desenvolver a vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, foi encontrado morto em seu apartamento em Moscou na quinta-feira 2. Botikov, de 47 anos, trabalhava como pesquisador sênior no Centro Nacional de Pesquisa Gamaleya para Ecologia e Matemática.

O Comitê Investigativo da Rússia confirmou a morte e instaurou inquérito por homicídio. O autor seria um homem de 29 anos que já foi preso. “Um jovem de 29 anos, durante uma discussão, estrangulou o dono do apartamento de 47 anos com um cinto e fugiu do local”, informou o comitê na sexta-feira 3. “Durante o interrogatório, ele admitiu sua culpa, e foi acusado. Anteriormente, o réu foi processado por cometer um crime grave.”

A mídia russa identificou o suspeito como “Alexei Z”, um ex-presidiário que passou 10 anos na prisão sob a acusação de fornecer serviços sexuais. De acordo com a agência russa Mash, a briga entre o cientista e o autor do crime teria sido motivada por dinheiro, mas nenhum detalhe adicional foi informado até agora.

Botikov foi um dos 18 cientistas que desenvolveram a vacina russa Sputnik V em 2020. De acordo com o The Moscow Times, o presidente russo Vladimir homenageou o virologista com o prêmio Ordem do Mérito da Pátria em 2021 por seu trabalho como cientista. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *