Fabiano Zettel Vorcaro Reprodução Redes Sociais 1 Fabiano Zettel Vorcaro Reprodução Redes Sociais 1

Cunhado de Daniel Vorcaro é preso ao tentar deixar o Brasil em jato particular

Operação Compliance Zero avança e atinge círculo familiar do ex-banqueiro do Banco Master

A realizou nesta quarta-feira (14) a segunda fase da operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraudes relacionadas ao Banco Master. A nova etapa incluiu o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra Daniel Vorcaro e pessoas ligadas ao seu círculo familiar e empresarial.

Durante a ação, Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro, foi preso no momento em que se preparava para sair do país. Ele tentava embarcar para Dubai em um jato particular quando foi detido pelos agentes. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Enquanto isso, Vorcaro permanece em domiciliar em São Paulo. A investigação mira supostas manobras para inflar artificialmente o patrimônio da instituição financeira. Ao todo, os mandados foram cumpridos em endereços localizados em São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Prisão temporária para preservar diligências

De acordo com a reportagem, a prisão de Zettel tem caráter temporário. A justificativa apresentada é a necessidade de preservar o sigilo das diligências ainda em andamento. A expectativa, segundo fontes citadas, é de que ele seja liberado após os procedimentos iniciais.

Fabiano Campos Zettel é pastor da igreja Lagoinha e atua como CEO do fundo de investimentos Moriah Asset. Casado com Natalia Vorcaro, irmã do ex-banqueiro, ele ganhou projeção recente no meio empresarial, com participação em investimentos em marcas como Oakberry e Les Cinq.

Atuação política e doações eleitorais

Além da atuação empresarial, Zettel também se destacou no cenário político. Ele foi um dos maiores doadores individuais da campanha presidencial de em 2022, com repasses que somaram R$ 3 milhões. Também contribuiu com R$ 2 milhões para a campanha de de Freitas, atual governador de São Paulo.

Tentativa semelhante de Vorcaro

Daniel Vorcaro foi preso em novembro de 2025, quando a Polícia Federal apontou que ele teria liderado um esquema de criação de carteiras de crédito fictícias. O objetivo, segundo os investigadores, seria inflar os ativos do banco para viabilizar sua venda ao Banco de (BRB).

Na ocasião, Vorcaro também tentava embarcar para Dubai em uma aeronave particular. A polícia considerou haver risco de evasão, enquanto a defesa alegou que a viagem teria finalidade comercial, envolvendo reuniões com investidores estrangeiros.

Posição da defesa

Sobre a nova fase da operação, a defesa de Vorcaro afirmou que tomou conhecimento das medidas de busca e apreensão e reiterou que o ex-banqueiro tem colaborado de forma integral e contínua com as autoridades.

Em nota, os advogados declararam confiar no devido processo legal e disseram que seguirão atuando nos autos para garantir que os fatos sejam tratados de maneira objetiva e dentro dos limites constitucionais.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *