Deputado Federal Daniel Silveira Foto Zeca RibeiroCâmara Dos Deputados Deputado Federal Daniel Silveira Foto Zeca RibeiroCâmara Dos Deputados

Daniel Silveira diz que registrará candidatura ao Senado pelo RJ

Parlamentar afirmou que não há nada que o impeça, legalmente, de ser candidato

O deputado federal (PTB-RJ) anunciou que registrará sua candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro. De acordo com o parlamentar, “nada, legalmente, pode impedir” que ele concorra ao pleito deste ano. Para Silveira, o perdão dado pelo presidente Jair extingue a pena que ele recebeu do Tribunal Federal (STF).

Silveira foi condenado pela Suprema Corte, no último dia 20 de abril, a 8 anos e 9 meses de prisão, mas teve a pena perdoada no dia seguinte após o presidente assinar um decreto que concedeu indulto individual ao parlamentar. Desde então, diversos embates foram travados a respeito dos direitos políticos de Silveira.

De um lado, o deputado afirma que uma súmula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o permite ser candidato, já que, por seu entendimento, o perdão presidencial cancela a suspensão de seus direitos políticos. A norma citada por ele, a Súmula 9 do TSE, diz que a suspensão de direitos políticos “cessa com o cumprimento ou a extinção da pena”.

Já o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação que condenou Silveira, é de que o perdão presidencial não extingue a perda dos direitos políticos de Silveira. Ainda em abril, ao determinar que a Corte poderia analisar o indulto de Bolsonaro, Moraes afirmou que a inelegibilidade seria mantida mesmo com o perdão.

– Ressalte-se, ainda, que, dentre os efeitos não alcançados por qualquer decreto de indulto está a inelegibilidade decorrente de condenação criminal em decisão proferida por órgão judicial colegiado – escreveu o ministro.



Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *