Governador Do Rio Grande Do Sul, Eduardo Leite, Terá Que Indenizar Chico Buarque Foto Palácio Piratini Itamar Aguiar Governador Do Rio Grande Do Sul, Eduardo Leite, Terá Que Indenizar Chico Buarque Foto Palácio Piratini Itamar Aguiar

Eduardo Leite é condenado a pagar R$ 40 mil a Chico Buarque

Governador do RS usou indevidamente a imagem do artista em vídeo publicitário

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi condenado a indenizar o cantor Chico Buarque em R$ 40 mil por uso indevido da imagem do artista. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Em vídeo comemorativo ao 7 de Setembro, o tucano citava sua intenção de colocar o Brasil “de volta ao centro”, e mencionava Chico Buarque, conhecido por defender partidos de esquerda.

– Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros – dizia Eduardo no vídeo, em que também colocava a imagem do compositor de MPB.

Ainda em 2021, a Justiça já havia determinado que o governador retirasse das redes sociais o vídeo que trazia imagens do cantor. Leite, então, acatou a decisão, mas divulgou novo vídeo com o mesmo teor, mas sem referências diretas ao músico.

– Basta ver naquele cantor, que eu não posso dizer o nome, e no Sérgio Reis, duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas – diz o tucano na reedição.

Na primeira decisão em seu desfavor, o governador gaúcho recorreu do processo por danos morais, alegando que a imagem de Chico já era amplamente divulgada e que, por este motivo, não teria ocorrido a cita violação da imagem.

Ainda assim, a juíza Ingrid Charpinel Reis não aceitou os argumentos do gestor.

– A liberdade de expressão e pensamento é direito constitucional, porém o réu extrapolou o limite de seu direito ao usar a imagem e nome do autor em campanha publicitária. É inadmissível prestigiar conduta em que o mundo virtual seja transformado em uma terra sem leis, sem as garantias constitucionais conquistadas a duras penas – destacou a juíza.

A magistrada também defendeu que o pagamento da indenização tem caráter punitivo-pedagógico para futuros casos.

– A publicação do material não autorizado pelo artista em campanha publicitária de política a qual não se alinha, leva à sua depreciação, causando-lhe dor e sofrimento, que, por óbvio, devem ser reparados – acrescentou a juíza.


  1. Comunista declarado se fazendo de vestal da pureza. Comunista caviar, vive em Paris num belo apartamento e defende os vermelhos. Come caviar e lagosta e tem Boa vida, aprova os governos ditatoriais. Cria vergonha na cara seu velho decadente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *