Plenário Do Supremo Tribunal Federal Plenário Do Supremo Tribunal Federal

Flávio Dino pede ao STF que proíba porte de arma de fogo durante a posse de Lula

Solicitação foi endereçada ao ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta terça-feira (27) que vai pedir ao ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Federal (STF), que proíba o porte e a posse de armas de fogo entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro em todo o Distrito Federal. O pedido tem a intenção de coibir supostos atos de violência antes, durante e depois da cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio da Silva (PT). O evento está marcado para o domingo (1º).

Segundo Dino, o objetivo é que mesmo as pessoas que tenham licença para transportar armas de fogo, como os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores), por exemplo, fiquem com o direito suspenso. Caso Moraes considere o pedido válido, qualquer porte ou posse de arma no período será considerado crime. O ministro Alexandre de Moraes recebeu a solicitação por ser o relator do inquérito que investiga atos antidemocráticos.

“Nós esperamos que, com o deferimento, tenhamos mais uma camada de proteção para que as forças policiais, de um modo geral, fiquem autorizadas a apreender armamentos e prender em flagrante quem circular no Distrito Federal nesse período de posse portando armamento”, detalhou Dino.

A segurança da cerimônia de posse tem sido reavaliada pela equipe de transição de Lula após manifestantes deixarem rastros de destruição na área central de em protesto contra a prisão do cacique José Acácio Serere Xavante, no dia 12 de dezembro. O episódio foi avaliado como um “ensaio geral” do que pode acontecer, caso a segurança falhe no dia da posse de Lula.


Veja também

  1. Como coisa que se seguem quiser usar arma de fogo, sei lá pra quê vai pedir ou esperar ordem de Xandao!
    Kkkkkkkk

  2. Virou moda pedir direto só STF? E o MP, fica de fora.
    Agora só existe o STF e um só ministro. MP, PF, camara, Senado não precisam mais existir. Aliás para prender, nem precisa de inquérito, de lei que defina e nem de qualquer processo acusatório. Basta não gostar.

  3. “durante a posse do nine”?????????? Vai nessa
    Já divulgaram o diploma do nine no DOU?????? Não?????
    O nine molusco $comunista, na $fraude das &eleições, não sobe a rampa! Falta pouco para as lagartas começarem a caminhar e a terra tremer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *