Danilo Gentili E Fábio Porchat Danilo Gentili E Fábio Porchat

Grupo Globo não cumprirá ordem contra filme de Gentili

Longa-metragem também está disponível no Globoplay e no Telecine

Nesta terça-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que as plataformas com direitos de distribuição do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola suspendam a exibição, disponibilização e oferta do longa imediatamente. A medida prevê o pagamento de uma multa diária de R$ 50 mil caso a decisão não seja cumprida pelas plataformas em até cinco dias.

Por meio de comunicado enviado para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o Globoplay e o Telecine chamaram de “censura” a determinação do Ministério da Justiça.

O longa-metragem está disponível no catálogo dos dois serviços do grupo Globo, que se disse atento “às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos” da obra. No entanto, a empresa afirmou que “a decisão administrativa do ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura”.

– A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão, é inconstitucional e, portanto, não pode ser cumprida. O filme em questão foi classificado, em 2017, como apropriado para adultos e adolescentes a partir de 14 anos pelo mesmo ministério da Justiça que hoje manda suspender a veiculação da obra – apontou o comunicado.

Ainda no texto, Porchat defendeu que “temas super pesados são retratados o tempo todo no audiovisual” e que vilões podem assumir papeis de racistas, pedófilos e nazistas, uma vez que são ficcionais.

Lançado em 2017, Como se Tornar o Pior Aluno da Escola voltou a chamar atenção por ter entrado no catálogo da Netflix e apresentar cenas escatológicas retratando a pedofilia. Em uma das cenas do filme, que é baseado em um livro homônimo escrito pelo apresentador Danilo Gentili, aparece o personagem de Fábio Porchat tentando abusar sexualmente de dois adolescentes.


Piloto denuncia caso vexatório em programa de Danilo Gentili

Criticado, Gentili acusa governo de promover ‘cortina de fumaça’

Ministério determina que filme de Gentili saia das plataformas

SBT decide manter Danilo Gentili após polêmica de filme


Veja também

  1. E aí, Xandão, vai mandar prender? Ou só vai pra cadeia quem é bolsonarista??? Aliás, bolsonarista nem assiste esse filme porcaria, só a banda podre do Brasil, mesmo, que é quem defende a sua exibição…!

  2. E a tal história que decisão do judiciário se cumpre??
    VAle para todos, menos a Globo?
    É justiça seletiva, vamos ver qual vai ser a resposta do judiciário.

  3. Não esquenta não ministério da justiça… Deixa como está… Eles estão achando que esse bafafá foi bom para mídia do produto e que isso ajudará a divulgação do produto. Só que o tiro saiu pela culatra mais uma vez…. Não só a nota do filme diminuiu, como muita gente ficou sabendo que eles não são pessoas sensatas e construtivas….ou até já sabíamos né! Mas reforçou essa certeza. Com isso muitos brasileiros sensatos se afastaram em definitivo de cada um deles. Irão viver da panelinha que gosta desse tipo de conceito. A liberdade de expressão então está mantida e cabe a cada um de nós não vermos mais nada que tenha a assinatura deles… é assim que se corta o mal pela raiz…

  4. É tudo bosta esquerdalha mesmo!
    Deixa que o povo decide; vai ficar para as moscas a plateia e alguns gatos pingados de acéfalos e idiotas úteis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *