Lula Recebeu O Mapa Em 21 De Março Lula Recebeu O Mapa Em 21 De Março

IBGE de Lula altera mapa-múndi e coloca Brasil no centro da Terra

Instituto alegou que nova representação cartográfica mostra o país de forma ‘singular’

Uma versão do mapa-múndi que coloca o Brasil no centro do planeta Terra foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mapa foi apresentado ao presidente Luiz Inácio da Silva no dia 21 de março e seu lançamento oficial aconteceu em um evento na Casa G 20, no Rio de Janeiro (RJ), na terça-feira 9.

O mapa também apresenta a localização dos países do G20 e aqueles que têm representação diplomática com o Brasil, além de informações sobre a população e a área do Brasil.

O presidente Lula fez um comentário em um post no Twitter/X onde ridicularizava o novo mapa, declarando: “A Terra é redonda”. Outros simpatizantes do governo replicaram o mesmo raciocínio, argumentando que, dada a forma esférica da Terra, modificar a localização dos países em mapas não é um problema.

A mudança na representação cartográfica não foi bem recebida por todos. Roberto Freire, ex-deputado federal pelo Cidadania, expressou suas críticas à alteração em seu perfil na plataforma, descrevendo-a como “pueril nacionalismo”.

Em mapas globais convencionais, a América do Sul está situada à esquerda da África, que se encontra no meio, e todas as demais áreas são representadas de forma completa. Contudo, na versão do IBGE, a África é posicionada à direita e altera a localização de segmentos da Rússia, da e da Austrália, que são apresentados com territórios seccionados.

O que o IBGE diz sobre o novo mapa-múndi

O IBGE, em uma nota divulgada em seu site, argumentou que o mapa é “uma oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação ao agrupamento de nações e ao restante do mundo”. especialmente considerando que o Brasil está presidindo o G20.

Também na terça-feira, foi lançado o novo Atlas do IBGE, que inclui o mapa com o Brasil no centro do mundo. Na ocasião, o presidente do órgão, Marcio Pochmann, afirmou que a nova edição do Atlas Geográfico Escolar espera “despertar o interesse do público jovem para a compreensão da nossa realidade e de outras tantas, tão diversas, que compõem o cenário mundial da atualidade”. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *